Campanha Salarial da CPFL Energia Renováveis: LONGE DO CONSENSO!

A representação patronal não atende as reivindicações dos trabalhadores.

Os representantes dos trabalhadores rejeitaram  a nova proposta apresentada no dia 25 de agosto de 2021 pela bancada patronal para celebração Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022 da CPFL Energia Renováveis. A empresa não contempla minimamente a reposição integral da inflação.

Desta forma a negociação que está sendo realizada de forma virtual fica longe de um consenso. Os representantes dos trabalhadores rejeitaram  a nova proposta apresentada no dia 25 de agosto de 2021 pela bancada patronal para celebração Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022 da CPFL Energia Renováveis.

A empresa não contempla minimamente a reposição integral da inflação. Desta forma a negociação que está sendo realizada de forma virtual fica longe de um consenso.

“Não há o que se falar em reajuste salarial parcelado. O setor elétrico, seja ele, na geração, distribuição e transmissão, está na vanguarda da economia brasileira com altos lucros”, afirmou Ari Azevedo na medida em que ressaltou que a inflação de alimentos está muito alta e que por isso também é preciso repor o valor do Vale Alimentação.

Os sindicalistas mais uma vez destacaram que os resultados financeiros apresentados pela empresa no ano de 2020 e no primeiro semestre de 2021, não justificam a proposta apresentada. Ainda reiteraram a importância que a empresa reveja a proposta apresentada, destacando principalmente:

> Reajuste nos Salários aplicado em agosto/21 de forma integral com ganho real.

> Reajuste do Auxílio Refeição e Vale Natal com ganho real, haja vista os altos índices da inflação de alimentos;

> Com relação a PPR, entendem que o atual programa necessita de uma evolução no potencial de ganho com a definição de um valor mínimo para todos os empregados. Inclusive entendem que houve um retrocesso na proposta apresentada na data de hoje comparada com a reunião anterior, para o grupo dos “demais cargos”;

> Com relação ao AMH, concordam com a criação de um grupo para discussão do tema após a assinatura do acordo coletivo, visando a melhoria nos serviços prestados;

As partes agendaram uma nova reunião para o próximo dia 01/09 às 9h30, com objetivo de dar continuidade as discussões. Integram a representação do trabalhadores: Tayon Fernando Rodrigues e Rosana Ribas de Alcântara Grigoleto (STIEEC); Willians Barbosa Cláudio e Alexandre Meduneckas (STIEESP); Valdair Aguiar (SINERGISUL); Ari Azevedo (SINTERN); e Fernando Avelino (SINDELETRO).

PROPOSTA DA CPFL ENERGIA RENOVÁVEIS EM 28/08/2021

> Reajuste dos salários vigentes em 31 de agosto de 2021 com o percentual de 6,00%, a partir de 01 de agosto de 2021, com exceção dos empregados que ocupam cargos de gerentes e diretores que terão regras próprias para correção salarial;

> Na Folha de Pagamento do mês de janeiro de 2022, será aplicado sobre os salários vigentes em 31 de dezembro de 2021 o percentual de 2,82%, totalizando a partir de janeiro de 2022, a integralidade do índice inflação medido pelo IPCA do período de 01/08/2020 a 31/07/2021, ou seja, 8,99%.

> Reajuste com o percentual de 8,99% nos seguintes benefícios:

> PLR 2021: Manutenção do atual Programa de Participação nos Resultados, inclusive dos valores dos potenciais de ganho, representado através de múltiplos de salários, conforme quadro abaixo:

> Assistência Média Hospitalar: Compromisso de negociar no decorrer da vigência do Acordo Coletivo o tema de AMH, buscando com as entidades sindicais a melhor forma de tratar o assunto (melhorias no plano de saúde e inserção de fator moderador);

> Vigência do Acordo Coletivo de Trabalho pelo período de 01 ano, ou seja, de 01 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022;

> Troca de Pontes e Feriados: Possibilidade de efetuar a troca de dia de gozo de feriado, nas situações em que o mesmo cair em Pontes de Feriados, não podendo coincidir com folgas, DSR e outros feriados, mediante a comunicação da empresa aos sindicatos;

> Homologações: Incluir na redação atual, a possibilidade de realizar a homologação de forma virtual, através de ferramentas que permitam essa modalidade.