Centrais sindicais se encontram com Lula para apresentar estudo sobre emprego e qualificação profissional
16 de abril de 2010 | Autor: CUT
Fonte: CUT



A CUT e as demais centrais sindicais do Brasil se reuniram neste sábado, dia 10 de abril, às 10h30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, para apresentar um estudo elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatíticas e Estudos Socioeconômicos) sobre o comportamento do emprego e a qualificação profissional no Brasil.

Além de Lula, participam do evento a ex-ministra Dilma Rousseff, o ministro do Trabalo, Carlos Luppi, e o senador Aloízio Mercadante, que debaterão com os presidentes das entidades os resultados da pesquisa encomendada pelos trabalhadores.

Para José Silvestre Prado de Oliveira, coordenador de relações sindicais do Dieese, órgão que promoveu até o dia 8 de abril uma jornada de debates para discutir negociações coletivas e redução da jornada de trabalho, um grande passo para elevar a qualificação é diminuir o número de horas no local de trabalho. "Ao contrário do que aconteceu em 1988, ano da última redução, a economia está crescendo e vai crescer mais ainda. Além disso, enquanto a produtividade na indústria entre 1998 e 2008 superou 80%, o poder de compra do salário caiu mais de 30%", comentou.