FNU e FISENGE realizam debate sobre a nova Eletrobras
28 de abril de 2010 | Autor: FNU
Fonte: FNU

A Federação Nacional dos Urbanitários e a Fisenge realizam no dia 29 de abril, na sede da FNU no Rio de Janeiro, às 14 horas, debate com os trabalhadores sobre a "A Nova Eletrobras", tendo como convidado e palestrante o Professor Nivalde J. de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do GESEL - Grupo de Estudos do Setor Elétrico.

 

Esse é o segundo encontro que o Professor Nivalde participa na FNU, o primeiro foi o concorrido seminário sobre o fim das concessões em 2009, fato que demonstra a importância de se retomar e intensificar a parceria com a universidade, que historicamente sempre esteve ao lado dos sindicatos nas discussões nacionais, subsidiando com informações e estudos os trabalhadores.

 

No contexto atual é importante lembrar que o GESEL e dentre outros centros de estudos de nível superior participaram ativamente da construção deste novo modelo do setor elétrico, levado adiante pelo Governo Lula, que é baseado no fortalecimento do papel do estado na condução da política energética brasileira. Neste contexto o GESEL foi responsável pelos estudos que orientaram na formulação da proposta de criação da Nova Eletrobras, fundamental para garantir a expansão da oferta de energia com modicidade tarifaria, através da construção de novas usinas como madeira e agora em fase de licitação Belo Monte, a terceira maior do mundo.

 

Estas mudanças nos paradigmas mostra que estamos no caminho certo, porém, é preciso aprofundar os debates para que se contemplem também os trabalhadores em pontos fundamentais nessa reestruturação. Hoje, a nossa luta dentro da Nova Eletrobras passa pela manutenção do ganho real alcançado dentro dos últimos act´s, pela participação dentro das empresas nos conselhos de administração, e principalmente pelo PCR único e justo para todas as empresas: geradoras e distribuidoras, contemplando a antiguidade dentre outros pontos que a FNU/CNE vem defendendo ao longo dos últimos meses.

Para debater afundo essa Nova Eletrobras que convocamos os trabalhadores, essa é à hora de colocarmos nossas idéias e reflexões sobre que mudanças realmente queremos para o Sistema. E nada melhor que a participação de um especialista como o Professor Nivalde para elevar ainda mais o nível desse encontro. Participe!