Previ negocia participação no projeto do trem-bala
11 de maio de 2010 | Autor: O Globo
Fonte: O Globo

O diretor de Participações da Previ, Joilson Ferreira, afirmou nesta terça-feira que o fundo de pensão, através da Invepar, está negociando com grupos coreanos, japoneses e chineses a participação no projeto do trem-bala que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas.

- O projeto começa a se tornar viável. Os engenheiros das empresas interessadas estão apresentando alterações de trajeto que reduzem substancialmente o custo da obra, principalmente com redução da necessidade de túneis. Além disso, está avançando a negociação com o BNDES e com o governo sobre a garantia de fluxo mínimo de passageiros, além de novas formas de financiamento - afirmou, no Rio, em seminário sobre infraestrutura organizado pelos jornais "Valor Econômico" e "Financial Times".

Joilson disse ainda que a Invepar, que também tem participação da OAS, está interessada em projetos relacionados à Copa e às Olimpíadas, principalmente no Rio de Janeiro. Ele citou as áreas de aeroportos, trens, metrôs e estradas como prioritárias.

- Já temos no Rio o metrô e a Linha Amarela. Temos vantangens competitivas sobre outras empresas. Podemos, por exemplo, fazer uma linha de trens ligando o aeroporto do Galeão aos outros pontos da cidade, utilizando nossas atuais estruturas - disse.

O diretor da Previ lembrou ainda que o grupo está interessado em projetos em outros estados, como o rodoanel de São Paulo, e até mesmo em adquirir uma estrada urbana em Lima, no Peru, em um modelo semelhante à Linha Amarela carioca.