TRABALHADORES APROVARAM ACT NACIONAL
06 de julho de 2010 | Autor: SINERGIA/BA
Fonte: SINERGIA/BA

O ACT 2010 dos trabalhadores do Sistema Eletrobras mostrou, mais uma vez, que a classe trabalhadora precisa estar muito bem preparada para a luta e, alem disso, capacitada para de debater com os prepostos das empresas de forma igual. Somente dessa forma é possivel avançar nas suas conquistas. Foi com esse comportamento que fechamos o melhor acordo dos últimos anos, com reajuste salarial e avanço nas cláusulas econômicas e sociais.

 

Temos a consciência de que foi uma campanha dura e desgastante, onde a direção da Holding se colocou inicialmente contrária a reconhecer as reivindicações dos trabalhadores. Diante dessa postura o CNE, a FNU e os sindicatos, entre eles o Sinergia, organizaram paralisações de grande repercussão em todo país, fazendo valer nosso instrumento maior de luta.

 

Com o avanço inegável da proposta da Eletrobras, fruto da luta dos trabalhadores, os sindicatos realizaram as assembléias e aprovaram o ACT nacional em todas as empresas (Veja abaixo). Contudo, camos intensificar nossas lutas nas negociações das pautas específicas das empresas, onde esperamos que suas direções acompanhem as diretrizes do acordo nacional, com a valorização dos trabalhadores e reconhecimento da importância de se avançar nas cláusulas econômicas e sociais.

 

PCR JUSTO PARA TODOS - É importante lembrar que durante a última reunião com a direção da Eletrobras foi assumido o compromisso pela Holding de realizar uma reunião na segunda quinzena de julho para se discutir o PCR. Como afirmamos em boletins anteriores, não abrimos mão de um PCR justo para todas as empresas que contemple reivindicações históricas dos eletricitários de cada empresa.

 

Não admitiremos um plano imposto sem uma negociação ampla com as entidades sindicais. Por isso, consideramos fundamental a participação dos trabalhadores nas discussões sobre o PCR. Estamos atentos e iremos cobrar da Eletrobras um calendário de negociação do PCR. Nesse sentido, já enviamos ofício cobrando a retomada das negociações.

 

Confira o resultado das assembléias em todo país

 

CHESF - APROVOU

ELETRONORTE - APROVOU

ELETROSUL - APROVOU

CGTEE - APROVOU

ELETROBRAS - APROVOU

FURNAS - APROVOU

ELETRONUCLEAR - APROVOU

CEPEL - APROVOU

ELETROACRE - APROVOU

CEAL - APROVOU

CEPISA - APROVOU

CERON - APROVOU

BOAVISTA - APROVOU

AMAZONAS - APROVOU