Lideranças sindicalistas já são 10% no Congresso
31 de julho de 2010 | Autor: Mundo Sindical
Fonte: Mundo Sindical


Lideranças sindicalistas já são 10% no CongressoLevantamento realizado pelo jornal Brasil Econômico, nas eleições deste ano 176 candidatos ligados ao movimento sindical.


O cientista político André Cesar, da CAC Consultoria Política, a participação dos sindicalistas reflete o sindicalismo pragmático que iniciou em 1990 e que ganhou mais força nos últimos dois anos com o reconhecimento das centrais. “O exemplo mais claro é a Força Sindical, que chegou a ser criticada por trazer uma agenda distinta da tradicional, mas acabou sendo seguida por outras centrais, como a CUT”, diz.


Com um discurso menos radical dos atuais sindicalistas, a representação do movimento sindical tem crescido no Congresso. Segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), a bancada passou de 25 deputados em 1991 para os atuais 54 deputados e 7 senadores, que representa 10% da Congresso Nacional.


Como consequência de uma maior participação dos sindicalistas na política nacional trouxe algumas mudanças para o trabalhador brasileiro, como a valorização do salário mínimo e das aposentadorias puderam ser aprovadas.


Segundo Marcos Verlaine, analista político do Diap, a próxima legislatura a bancada deve trazer outros temas de interesse do trabalhador: redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, o fim da demissão imotivada, entre outros.

Fonte: Redação Mundo Sindical com informações do Brasil Econômico