Iberdrola e Neoenergia vão operar juntas parques eólicos
16 de agosto de 2010 | Autor: Agência Estado
Fonte: Agência Estado

A Iberdrola Renovables, companhia espanhola de energia eólica, anunciou um acordo com a brasileira Neoenergia, na qual o Grupo Iberdrola detém participação, para colaboração no desenvolvimento e operação conjunta de parques eólicos terrestres e marinhos no Brasil. As companhias assinaram memorando de entendimento para se apresentarem em conjunto nas licitações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo comunicado publicado no site da Iberdrola Renovables, a parceria prevê também a constituição, no futuro, de uma "sociedade participada em 50%".

A Iberdrola Renovables, cujo potencial instalado ao final do primeiro semestre superou 11,4 mil megawatts (MW), já atua no Brasil com o parque eólico de Rio do Fogo (RN), de 49 MW de capacidade. A companhia considera o Brasil como um dos países-chave para se expandir na América Latina, diz o comunicado. Está presente no mercado nacional desde o final dos anos 1990 e detém 44% do mercado de distribuição de energia elétrica na região Nordeste, com participação na Cosern (RN), Celpe (PE) e Coelba (BA), acrescenta a nota.