Nova mobilização em favor da Chesf no próximo dia 13
03 de setembro de 2010 | Autor: Diário Oficial do Estado de Pernambuco
Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Será realizado um ato público em frente à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), localizada no bairro do Bongi, Recife, às 9h, no próximo dia 13. O objetivo é retomar a mobilização em defesa da companhia, que perdeu parte da autonomia ao ser incorporada ao Sistema Elétrico Brasileiro (Eletrobras), em 2008, além de chamar a atenção da mídia e incorporar o assunto à pauta dos candidatos à sucessão 2010, nos níveis estadual e federal.

A decisão foi tomada, ontem, durante audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, por solicitação do Instituto Ilumina Nordeste. “Somente a mobilização da sociedade e dos funcionários poderá salvar a empresa”, avaliou a presidente do colegiado, deputada Terezinha Nunes (PSDB).

Também serão encaminhados uma carta ao Ministério das Minas e Energia, solicitando cópias do documento referente à adequação do estatuto da companhia em relação à Eletrobrás, e um ofício sugerindo à Mesa Diretora do Parlamento Estadual que instale a Frente Parlamentar em Defesa do Adiamento das Renovações das Concessões. A proposta de criação da frente é de autoria da tucana e já tramita Casa.

Representantes de diversas entidades, como o Sindicato dos Urbanitários (Sindurb-PE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE) e Clube de Engenharia de Pernambuco participaram do evento, realizado no Plenarinho III. Todos defenderam que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpra a promessa feita durante passagem pelo Recife, onde assegurou que a autonomia da Chesf seria restituída até 1º de agosto deste ano.