PCR: um sonho realizado com luta
13 de setembro de 2010 | Autor: SINERGIA/BA
Fonte: SINERGIA/BA

O PCR unificado para as empresas do Sistema Eletrobras, aprovado em assembleias por ampla maioria entre os chesfianos e demais eletricitários, coroa a luta e a persistência dos trabalhadores ao longo desses anos. Neste período, houve diversas rodadas de negociações com a direção das empresas, paralisações, além de outras ações de lutas promovidas pelos sindicatos, entre eles, o Sinergia Bahia, que teve um papel fundamental em todo processo, representando inclusive a Intersindical nordeste/Frune na coordenação nacional.

 Após sua implantação, cerca de 90% dos chesfianos poderão ter melhorias salariais. Na opinião da direção do Sinergia, o PCR corrige parte das distorções históricas que atingiam os eletricitários da Chesf. A conquista do novo plano, portanto, é motivo de orgulho para o sindicato, que sempre lutou a favor dos interesses da maioria dos trabalhadores durante as negociações do PCR. Contudo, apesar dos avanços, reafirmamos o compromisso de continuar lutando por um plano que definitivamente nos unifique e corrija todas as distorções.

 É certo que as vitórias ocorrem por etapas e com a luta e a participação ativa dos trabalhadores. Não poderíamos, então, deixar de agradecer a cada chesfiano que acreditou na condução do sindicato e ajudou a garantir o atual PCR. Nosso objetivo agora é acompanhar de perto cada fase da implantação do plano e ajustar qualquer distorção pontual que possa ocorrer. No mais, é saber que a nossa luta segue em direção a novas conquistas. 

Direção do Sinergia