Produção industrial brasileira cresce em agosto
24 de setembro de 2010 | Autor: Agência Estado com R7
Fonte: Agência Estado com R7

A produção da indústria brasileira continua em alta, com um aumento da UCI (Utilização da Capacidade Instalada), aos 51 pontos - em uma escala de zero a cem -, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A UCI é um indicador do ritmo da atividade industrial. Quanto maior a pontuação, mais o setor está aquecido, com produção, contratação de trabalhadores e vendas em alta.

Tanto as grandes quanto as pequenas empresas estão com a produção acelerada, segundo a pesquisa. Entre os 26 segmentos analisados, apenas a indústria da borracha registrou queda na atividade em agosto. Em julho, nove tinham apresentado recuo.

Pelo segundo mês seguido, os estoques da indústria ficaram acima do planejado, com o índice em 51,4 pontos em agosto. Entre as pequenas empresas, no entanto, esse indicador ficou em 49 pontos. Isso significa que a produção industrial já prevê a demanda aquecida do final do ano e, por isso, investe nos estoques para atender os consumidores.

A sondagem industrial revela ainda que os empresários continuam otimistas em setembro em relação aos próximos meses. As expectativas são positivas em relação aos aumentos da demanda (61,5 pontos), das exportações (51,4 pontos) e das compras de matérias-primas (59,1 pontos). Na pesquisa, foram entrevistadas 1.603 empresas entre os dias 31 de agosto e 21 de setembro.