ATRASO NA DIVULGAÇÃO DO BALANÇO DA ELETROBRAS PODE ADIAR PAGAMENTO DA PLR
04 de maio de 2011 | Autor: FNU
Fonte: FNU


No dia 26 de abril, em Brasília, durante a primeira Rodada de Negociação Nacional, o Coletivo Nacional dos Eletricitários cobrou da direção do Sistema Eletrobras posição sobre o pagamento da PLR, lembrando que a mesma sempre foi paga nos primeiros dias de maio, pois essa é uma conquista histórica dos trabalhadores alcançada ao longo de anos de luta.

Todavia, nesta terça-feira, dia 03/05 os representantes da Eletrobras anunciaram que o resultado do balanço financeiro somente será divulgado dia 13 de maio (Leia abaixo informe da Eletrobras), fato que pode adiar o seu pagamento.

Como destacamos nos boletins anteriores os trabalhadores do Sistema Eletrobras não tem culpa dos atrasos para a divulgação do balanço. Se não houve competência dos gestores em realizar com celeridade um trabalho tão importante, que os mesmos sejam cobrados de alguma forma e não os trabalhadores que exerceram suas tarefas com competência durante todo o ano.

Diante dessa notícia ruim o clima de apreensão se espalha por todas as empresas e seus trabalhadores querem uma resposta imediata para o temor de não receber tão cedo a PLR.

Consideramos preocupante que esta nova direção da Eletrobras comece sua gestão de forma tão inapropriada e confusa. As primeiras reuniões mostraram que é preciso rever conceitos adotados até aqui, com informações mais claras e diretas. E agora, de forma abrupta, chega essa informação do adiamento.

Queremos mais transparência.

O CNE desde já reafirma sua disposição de luta para conseguir o pagamento da PLR o mais breve possível, pois não admite que os trabalhadores paguem por um erro que não cometeram. Estaremos mobilizados em todos os sindicatos para discutir estratégias de luta e mobilização para garantir o pagamento da PLR.

A FNU-CUT está tentando agendar uma reunião urgente com o Diretor Administrativo da Eletrobras, Senhor Miguel Colassuono, para discutir a data do pagamento da PLR 2010.

O CNE entende que fica muito complicado iniciar um processo de Negociação de Acordo Coletivo de Trabalho com esse clima de dúvidas, incertezas e desconfianças, existem muitos “boatos” circulando, um deles é que a empresa de auditoria externa está criando dificuldades para conseguir reajuste no contrato. O outro é que o adiamento está sendo proposital para servir de moeda de troca durante a negociação do ACT.

Queremos acreditar que artifícios desta natureza não estejam sendo usados, já que ao longo da história das negociações nunca aconteceu esse tipo de comportamento, acreditamos na seriedade dos gestores, mas precisamos ter respostas convincentes e tomadas de decisões que vejam não apenas o aspecto “burocrático legal”, mas principalmente a questão política do processo e o respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do sistema Eletrobrás.

Estamos aguardando que na reunião da próxima semana tenhamos respostas que atendam nossos anseios, pois afinal de contas a valorização do ser humano deve ser prioridade em qualquer gestão.

Eletrobras adia divulgação dos resultados de 2010 para 13 de maio

A Eletrobras enviou hoje (29) Comunicado à CVM sobre a nova data para divulgação dos resultados do ano de 2010: “Tendo como referência o Comunicado ao Mercado do dia 28 de março de 2011, sobre a data de divulgação das Demonstrações Contábeis do exercício de 2010, a Eletrobras comunica aos Senhores Acionistas e ao mercado em geral que as Demonstrações Financeiras da Eletrobras, Controladora e Consolidadas do Sistema Eletrobras, serão divulgadas no dia 13 de maio de 2011, após o encerramento dos pregões das Bolsas de Valores.

De conformidade com o artigo 133 da Lei 6.404/76, serão tomadas todas as medidas pertinentes, tendo em vista a realização da AGO da Companhia que irá deliberar sobre as matérias listadas no artigo 132 da citada lei, referente ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2010.

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2011.

Armando Casado de Araujo

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores”