Planos de saúde agora têm prazo máximo para atendimento
20 de junho de 2011 | Autor: Repórter Sindical
Fonte: Repórter Sindical

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, segunda-feira (20), novas regras para o atendimento dos planos de saúde. A medida visa garantir aos usuários acesso aos serviços e procedimentos definidos no plano em prazos que variam entre sete e 21 dias úteis, de acordo com a especialidade e recomendações médicas. As mudanças entram em vigor no mês de setembro.

A operadora também deverá garantir o atendimento em prestador não credenciado no mesmo município ou o transporte do usuário até um prestador credenciado. Nestes casos, os custos serão pagos pela operadora.

Urgência e emergência - A operadora deverá oferecer o atendimento no município onde foi demandado ou se responsabilizar pelo transporte do usuário até o seu credenciado mais próximo. O transporte estende-se ao acompanhante nos casos de beneficiários menores de 18 anos, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência.

Reembolso - Caso a operadora não ofereça as alternativas para o atendimento deverá reembolsar os custos assumidos pelo beneficiário em até 30 dias. Os prazos para cada agendamento estão disponíveis na página eletrônica www.ans.gov.br e denúncias podem ser feitas
pelo telefone 0800 701 9656.