TRABALHADORES PRONTOS PARA GRANDE PARALISAÇÃO DIAS 20 E 21 DE JULHO
19 de julho de 2011 | Autor: FNU
Fonte: FNU

Os (as) trabalhadores (as) do Sistema Eletrobras reunidos em assembleia em todo país aprovaram por unanimidade a paralisação por 48 horas de suas atividades nos dias 20 e 21 de julho. Essa ação da categoria em âmbito nacional é uma prova inquestionável de sua unidade para conquistar um ACT justo e digno, como também demonstra sua capacidade de questionar a postura retrógrada do Governo Federal e das direções das empresas do Sistema, que insistem em boicotar as negociações deste acordo, como ocorreu no dia 13 de julho, quando desmarcaram a reunião com o CNE de forma unilateral e desrespeitosa.

A FNU e os sindicatos nestes dias que antecedem a paralisação dos dias 20 e 21 enviaram ofício a Ministra do Planejamento, Mirian Belchior, a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ao Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão e a Presidente Dilma Roussef, alertando sobre a situação limite em que se encontram as negociações do ACT dos trabalhadores do Sistema Eletrobras, os riscos que essa conjuntura apresenta tanto do ponto de vista econômico quanto trabalhista. Nesses ofícios solicitamos audiência e cobramos a retomada imediata das negociações, ressaltamos também nossa posição de não abrir mão de ganho real e de avanços nas demais cláusulas, ou seja, a continuidade do processo iniciado no Governo LULA.

Esperamos que o envio destes documentos, que são uma síntese do que vem acontecendo nesses meses de negociação do ACT 2011, faça o Governo refletir sobre a importância de se reconhecer o esforço feito pelos trabalhadores do setor elétrico nacional ao longo dos anos, pois se o país desfruta hoje de uma posição econômica favorável, sobrepondo até mesmo várias nações européias, nossa categoria tem participação direta nessa conjuntura, já que contribuímos com o produto responsável para o crescimento econômico que é a energia, sem ela, como foi na época do apagão de FHC, a recessão seria o caminho inevitável.

Temos a certeza de que essas paralisações dos dias 20 e 21 serão fortes, com a adesão maciça da categoria, que entende que esse é o momento onde é preciso avançar através da luta, já que até aqui as direções de todas as empresas, mas interessadas em preservarem seus cargos, preferem se esconder do debate com os trabalhadores (as), colocando a culpa somente no Governo e no Dest pela proposta vergonhosa apresentada até o momento.

Vamos à luta, pois somente assim vamos conseguir mostrar a força dos trabalhadores (as) e sua insatisfação com os rumos do ACT 2011. Todos paralisados dias 20 e 21 de julho!

Calendário de atividades do CNE
Dia 26/07/2011 - Tarde
14h00 – Reunião de Avaliação da Paralisação
Local: STIU-DF - SCS – Quadra 06 – Bloco “A” – 110 – 7º Andar
Dia 27/06/2011 – Manhã
08h00 às 13h00 - Atividades do CNE
14h00 às 17h00 - Avaliação e encaminhamentos
Local: STIU-DF - SCS – Quadra 06 – Bloco “A” – 110 – 7º Andar