Longa-metragem Os herdeiros de Vargas terá pré-estréia em Natal/RN na abertura do ENATRA
28 de julho de 2011 | Autor: ANATRA
Fonte: ANATRA

    O Longa-metragem Os herdeiros de Vargas, Memórias do Brasil e do Mundo, terá pré-estréia no dia 24 de agosto de 2011 em Natal/RN. O documentário será exibido na abertura do ENATRA 2011 - Encontro Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas no Auditório Albano Franco - FIERN.


Documentário - Com direção e roteiro de Yacy Nunes e Daniel Zarvos Guinle e parceria de jornalistas, este documentário foi realizado de forma independente e busca resgatar a história do Brasil através de personalidades que presenciaram fatos marcantes do nosso país, juntamente com a participação de lideranças da atualidade. O roteiro foi escrito com base em pesquisa iniciada há 10 anos a partir de histórias narradas pelos ex-presidentes José Sarney e Luis Inácio Lula da Silva, assim como outros políticos, além de historiadores e jornalistas sobre o Brasil.


Segundo sua diretora e roteirista Yacy Nunes, o documentário "não é somente sobre Getúlio Vargas, é um filme sobre o Brasil e o mundo". Na sua avaliação, o filme pretende contribuir para a qualidade do conhecimento da história política do país. Ressalta que está focado dos anos 30 até 1988, mas que "algumas falas invadem as câmeras nos anos 90 e nos 2000, durante o governo Lula".


Para o resgate dessa história, Yacy tem nas mãos um roteiro com 200 entrevistas. "São personagens de diferentes perfis que vão desde presos na ditadura militar e exilados, àqueles que lutaram pela anistia, a redemocratização e a restauração da liberdade de expressão", detalhou a cineasta. O documentário tem uma hora e cinqüenta minutos de duração.


Evento - Os diretores escolheram a cidade para o lançamento e especificamente durante o ENATRA pelo fato do evento ter como temática “CLT: De Vargas a Lula. Avanços, Retrocessos e perspectivas”. O encontro será realizado de 24 a 26 de agosto de 2011 pela Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas – ANATRA em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Rio Grande do Norte- OAB-RN.


O Evento tem entre conferencistas personalidades jurídicas trabalhistas, entre os quais: Dr. Raimundo Cezar Britto - Advogado trabalhista e ex-presidente e Membro Honorário Vitalício do Conselho Federal da OAB; Dr. Luiz Salvador - Ex-Presidente da ABRAT e Presidente da ALAL - Associação Latino Americana de Advogados Laboralistas; Dr. Jefferson Callaça - Advogado Trabalhista e Presidente da ABRAT; Dr. Wadih Damus - Advogado Trabalhista e Presidente da OAB/RJ; Dr. Saul Quadros - Advogado trabalhista, ex- Conselheiro Federal e Presidente da OAB/BA


Ficha Técnica
FILME: Os herdeiros de Vargas, Memórias do Brasil e do Mundo
GÊNERO     Documentário
FORMATO     Longa
SINOPSE     Trata-se de um longa-metragem de 100 min., documentário, que trata do período histórico brasileiro de 1954 à 1984 através dos depoimentos de diversos políticos e personalidades que participaram ativamente do processo político do Brasil nesses 30 anos, a partir do último governo de Getúlio Vargas.

Para mais informações:
Dr. Luiz Gomes - Presidente da ANATRA: (84) 9135-0600 e (84) 3204-0600
Site: www.anatra.com.br – E-mail: secretaria@anatra.com.br