Telefonia e luz são as campeãs em queixas
02 de agosto de 2011 | Autor: Destak
Fonte: Destak

As operadoras de energia elétrica, de telefonia e de água e esgoto foram as que mais atormentaram o consumidor de norte a sul do país no primeiro semestre deste ano. Elas lideram o ranking de reclamações em 20 dos 24 Estados em que os Procons estão presentes, superando vilões tradicionais, como bancos e redes de varejo, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

"Os setores de telecomunicações e energia foram privatizados anos atrás porque o Estado não tinha condições de investir. Mas o setor privado não está fazendo o investimento necessário", disse ao jornal o professor Francisco Vignolli, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em São Paulo, a líder em reclamações foi a Telefônica. No Rio, a Oi motivou o maior número de reclamações; no Distrito Federal, a Claro, a TIM e a Oi foram, nessa ordem, os maiores alvos de queixas.

Entre as principais reclamações estão blecautes de luz e apagões de internet, além de ligações não completadas e cobranças indevidas.

As operadoras de telefonia dizem que estão investindo o necessário e que seus índices de reclamações estão diminuindo. O setor elétrico também afirma que tem investido bilhões de reais na expansão da rede.