Iberdrola quer ser acionista majoritário da Neoenergia
21 de julho de 2011 | Autor: Monitor Mercantil
Fonte: Monitor Mercantil

A Iberdrola pretende ser acionista majoritária da Neoenergia, empresa do setor elétrico brasileiro na qual o grupo espanhol tem um participação de 39%, informou a presidente da Iberdrola, Ignacio Sánchez Galán, a analistas.

O grupo estaria negociando a compra de participação na Neoenergia do Banco do Brasil e do fundo de pensão Previ (dos funcionários do banco estatal), de 61%. A Neoenergia controla as distribuidoras Celpe, Cosern e Coelba, todas no Nordeste do Brasil, além de ativos no setor de geração.

Durante conferência com analistas na manhã desta quinta-feira, o presidente da Iberdrola disse ainda que a única operação corporativa da empresa em andamento é, justamente, a reorganização dos negócios no Brasil. No mercado brasileiro, o grupo espanhol adquiriu a distribuidora Elektro no início deste ano.



Elektro



Agentes de mercado consideravam a Elektro como um dos alvos de aquisição cobiçados pela CPFL Energia, uma das empresas brasileiras que lideram o movimento de consolidação do setor e na qual o Previ também tem participação acionária.

Assim, especula-se que a Elektro poderia ser a moeda de troca da Iberdrola pelo aumento da participação da espanhola na Neoenergia.