CUT/RN promove uma de suas melhores plenárias
22 de setembro de 2011 | Autor: CUT
Fonte: CUT



    A 13ª Plenária da CUT/RN “Francisca Alves Rodrigues (Franquinha)” foi uma das melhores já realizadas pela história de lutas da Central no Estado. A avaliação foi feita pelos delegados presentes na Plenária. A organização, o nível dos debates, a participação da militância CUTista, divulgação e expositores convidados foram alguns dos itens elogiados pelas delegações das entidades sindicais filiadas.

    No dia 30 de agosto de 2011, durante a cerimônia de abertura o presidente da CUT/RN, José Rodrigues Sobrinho, deu as boas vindas aos companheiros de luta ressaltando a importância da Plenária para o plano de lutas da Central. Entre as autoridades sindicais que também se fizeram presentes na mesa estavam: Jacy Afonso de Melo - Membro do Conselho de Desenvolvimento Nacional e secretário de Organização Sindical da CUT Nacional; Janeyare Solto de Melo, Secretária de Administração e Finanças da CUT/RN, diretora do SINTE/RN e coordenadora geral da comissão organizadora da 13ª Plenária da CUT/RN; O presidente da FETARN, Manoel Cândido; deputado estadual, Fernando Mineiro e o presidente da FETAM, Gilberto Diógenes.

Ainda na abertura da Plenária com uma homenagem a Francisca Alves Rodrigues (Fanquinha). O momento foi de muita emoção para o movimento sindical presente no evento e familiares de Fanquinha.

    Em seguida foram iniciados os debates tendo como expositor Jacy Afonso de Melo – Membro do Conselho de Desenvolvimento Nacional e secretário de Organização Sindical da CUT Nacional. Jacy fez uma ampla análise de conjuntura da classe trabalhadora e os desafios que se apresentam diante da conjuntura econômica e política nacional.

    No dia seguinte (31) após a leitura e aprovação do regimento, houve a exposição e debate sobre a conjuntura econômica e política nacional. Dentro deste contexto ainda houve a apresentação e discussão do texto base.

Trabalho decente. Este foi o tema da exposição do secretário Nacional de Administração e Finanças da CUT, Vagner Freitas. Os desafios da Central na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, regulamentação da terceirização, combate ao trabalho precário, valorização dos salários, democratização das relações de trabalho foram algumas das questões abordadas.

O segundo dia da Plenária houve uma grande mobilização da CUT/RN contra a corrupção. Os delegados presentes na Plenária e integrantes do Movimento de Lutas e Bairros, Vilas e Favelas – MLB saíram de frente a sede da CUT/RN e se dirigiram em caminhada pelas ruas do centro de Natal até a Rodoviária Velha onde foi realizado um ato público coma presença das lideranças sindicais para apoiar a faxina ética promovida pela presidente Dilma contra a corrupção. Toda a mobilização foi amplamente divulgada pela imprensa estadual.

No terceiro e ultimo dia da Plenária (1º de setembro), teve como expositor o Secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida que fez um a explanação sobre “Instrumentos de acesso à terra”. Ainda foram discutidos os Programas de formação da CUT no NE que teve como expositor a Coordenadora Geral da Escola de Formação CUT Nordeste, Lucia Silveira.

A plenária foi finalizada com a eleição dos delegados da Plenária Nacional. Foram escolhidos para compor a delegação da CUT/RN. Eles vão representar a CUT estadual na 13ª Plenária Nacional da CUT será realizada em outubro e traz como tema ”Liberdade e Autonomia: por uma nova estrutura sindical”.

Relação de delegado eleitos para plenária nacional da CUT

1)Eliete Vieira da Silva, Sindicato de Base - SINDSERPUM;
2) Francinayre Moura Almeida, Sindicato de Base - SINDISEC;
3) Eduardo Martins de Moura, Sindicato de Base – SECERN;
4) Genilson Mendes de Galvão, SINDMETAL/NATAL;
5) Raimundo Canuto de Brito, Sindicato de Base – STR de Janduís;
6) Sandoval Lopes, Sindicato de Base – SINDHOTELEIROS;
7) Reno Roberto Andrade de Paiva, SINDTEXTIL;
8) Antônia da Silva Dantas, Sindicato de Base - STR de Carnaubais.
Como Delegados Suplentes, foram escolhidos os seguintes  delegados:
1)Jocelino Dantas Batista, Sindicato de Base – STR de Jandaíra
2) Cícera Michely Maria de Oliveira, Sindicato de Base – SINSENAT.
Observadora Janeayre Almeida de Souto