Festa da democracia: eletricitários da Bahia escolheram seus novos dirigentes
07 de maio de 2012 | Autor: SINERGIA/BA
Fonte: SINERGIA/BA


Os eletricitários da Bahia escolheram nos últimos dias 02, 03 e 04 de maio os seus novos dirigentes sindicais. A eleição ocorreu após determinação da Justiça do Trabalho, que, em dezembro de 2011, indicou uma junta interventiva composta de quatro membros, sendo dois de cada grupo envolvidos na eleição de 2007, com o objetivo principal de realizar um novo processo eleitoral em 90 dias.

 
Neste período, apesar do esforço da comissão eleitoral escolhida pela categoria, houve quem tentasse boicotar as eleições para manter o sindicato sob intervenção judicial. Mas a vontade dos trabalhadores foi mais forte, fazendo inclusive a própria Justiça criar as condições para as eleições ocorrerem. A autonomia sindical é um dos princípios do Sinergia e dos sindicatos cutistas. Manter a entidade sob intervenção, portanto, representava um atraso para toda categoria eletricitária.

 
Os eletricitários mostraram nesta eleição que sabem por em prática os seus princípios democráticos. Todo processo eleitoral transcorreu de forma tranquila e transparente. Cada trâmite seguiu rigorosamente o que determina o estatuto da entidade. Ademais, as eleições foram acompanhadas por representantes sindicais da CUT e da FNU, Central e Federação as quais o Sinergia é filiado.

 
Números – Após a apuração dos votos, que ocorreu na presença de dezenas de lideranças sindicais e militantes de movimentos populares, os números mostraram o quanto a categoria estava convicta da necessidade de recolocar o Sinergia no caminho das lutas e das vitórias. Num total acima de 1.700 votantes, mais de 1.200 deram a chapa 1 – Avançar na luta com seriedade e compromisso – a responsabilidade de organizar a luta dos eletricitários para o próximo triênio.

 
“Mais do que escolher uma chapa para compor a nova diretoria, os eletricitários da Bahia disseram através das urnas que são a favor da democracia e da independência sindical”, destacou Gilvan Cardoso, que em nome da Comissão eleitoral agradece a todos os eletricitários da Bahia e deseja uma gestão de sucesso para os novos representantes sindicais eleitos.

 
E viva a democracia! Viva a luta e a organização dos trabalhadores! Viva aos eletricitários da Bahia!