SEGUNDA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DEVE TER APRESENTAÇÃO DE UMA CONTRAPROPOSTA DA ELETROBRAS
13 de junho de 2012 | Autor: FNU
Fonte: FNU

Após a realização de uma primeira rodada de negociação puramente burocrática, onde a Holding não apresentou sequer uma resposta a nossa pauta e muito menos colocou na mesa uma contraproposta, os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Eletrobras esperam que aconteça desta vez uma negociação de fato, com debate sobre cada ponto das nossas reivindicações e que principalmente seja apresentada uma contraproposta para que possamos avaliar.

 

Trabalhamos com a perspectiva de que o ACT 2012 apresente avanços consistentes, pois em 2011 ao contrário de outras categorias que conquistaram acordos com ganhos mais elevados, os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Eletrobras não obtiveram o mesmo tratamento. Para o governo a desculpa era a inflação e a crise internacional, para a categoria ficou a certeza de que se houvesse o mínimo de empenho da direção da Holding, em defender a importância dos (as) seus (suas) trabalhadores (as) para o crescimento econômico nacional, seria possível conquistar outro patamar na final das negociações.

 

ELETROBRAS IGNORA OFÍCIO ENCAMINHADO PELA FNU

 

A Federação Nacional dos Urbanitários encaminhou ofício à direção da Eletrobras no dia 25 de maio de 2012, solicitando a marcação de reunião com o objetivo de discutir os seguintes assuntos de interesse dos trabalhadores e das trabalhadoras da holding: Reabertura da adesão dos Empregados ao PCR, garantindo aos (as) trabalhadores (as) que vierem a aderir ao mesmo, os procedimentos adotados anteriormente, ou seja, retroatividade de Dezembro 2011; que a aplicação de mérito seja retroativo a Janeiro de 2012; a aplicação da “antiguidade” seja retroativa a maio de 2012; que o montante da verba para movimentação do mérito de 2012, seja mantida na mesma base que foi paga em 2011 e, que caso haja alguma proposta de alteração da mesma se dê em 2013, haja vista que o mérito a ser pago este ano é referente à avaliação do ano anterior e que seja incluído no GT-GRUPO DE TRABALHO do Plano de Saúde dos Aposentados ora na Coordenação do Mauro Massa, um (01) representante dos trabalhadores do CNE.

 

Portanto, seria no mínimo razoável que houvesse uma manifestação por parte da Eletrobras sobre esse pleito que na verdade representa uma reivindicação legítima da categoria. Todavia, não houve resposta e esse silêncio conveniente mostra a falta de disposição da Holding para um diálogo franco.

 

Não temos dúvidas em afirmar que esse comportamento em nada contribui para o amadurecimento de um processo negocial, pois faz parte do dever de todo gestor de uma grande empresa receber as entidades sindicais para debater, mesmo não se tratando de uma rodada de negociação. Faz parte até mesmo do processo democrático esse diálogo.

 

O CNE sempre se colocou aberto ao diálogo, portanto, esperamos que haja uma maior reflexão dos dirigentes da Holding no sentido de abrir um canal de diálogo permanente com os trabalhadores e as trabalhadoras, e assim estabelecer uma relação no mínimo respeitosa neste ACT 2012.

 

CALENDÁRIO PREVISTO PARA AS RODADAS DE NEGOCIAÇÃO

 

13 DE JUNHO

28 DE JUNHO

18 DE JULHO

 

PROGRAMAÇÃO DO CNE

 

12 DE JUNHO 15 às 18:00 horas :PREPARAÇÃO

13 DE JUNHO: 10 às 19 horas: NEGOCIAÇÃO

COM ELB E AVALIAÇÃO/ENCAMINHAMENTOS DO CNE.