CNE SE REÚNE NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 25, COM ELETROBRAS PARA A 5ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO
24 de julho de 2012 | Autor: FNU
Fonte: FNU

A greve por tempo indeterminado realizada pelos (as) trabalhadores (as) do Sistema Eletrobras, que se iniciou dia 16 de julho, forçou a direção do Sistema Eletrobras a reabrir as negociações com a categoria, com a realização da 5ª rodada de negociação, que será realizada amanhã, dia 25 de julho, no Rio de Janeiro.

 

Temos a compreensão de que nossa a mobilização e a unidade da categoria em todo país foi preponderante para essa retomada das discussões. Até mesmo porque com o prolongamento da greve, o assunto subiu de esfera e a própria presidenta Dilma tem participado e chamado para ela essa questão da greve e das negociações.

 

Nossa articulação política junto à secretária da presidência da república também contribuiu para reabertura das negociações, pois as estâncias governamentais puderam conhecer de perto as nossas reivindicações, a nossa luta por um acordo justo e digno. Reafirmamos na ocasião a importância dos (as) trabalhadores (as) e que o nosso produto é a energia, um bem essencial e primordial para a vida dos brasileiros (as) e para o crescimento e desenvolvimento do país. Assim sendo, não podemos ser tratados de forma diferenciada de outras categorias.

 

A categoria deu uma demonstração de boa vontade ao realizar a troca de turno na operação durante a negociação. Esperamos que as propostas que  atende mas nossas reivindicações de ganho real, abono salarial, a questão da portaria interministerial, a mudança da data base, o plano de saúde para os aposentados, as melhorias nos auxílio educação, creche, educação, dentre outros pontos sejam levadas em consideração nesta 5ª rodada.

 

O CNE e os sindicatos acertaram quando aprovaram a greve por tempo indeterminado, criando um fato novo que tirou a direção do Sistema Eletrobras daquele jogo de empurra. Mostramos que a categoria estava preparada para fazer uma campanha diferente das realizadas nos últimos anos, inclusive com unidade entre FNU e Fenatema, que colocaram suas divergências de lado para lutar por um acordo digno.

 

A categoria estará aguardando mobilizada e em greve o resultado desta 5ª rodada de negociação com a Holding, com a esperança de que as discussões aconteçam em um novo patamar, de respeito as nossas reivindicações. Caso contrário, estaremos preparados para aprofundar a nossa greve em todo país.

 

Entendemos que os gestores da Eletrobrás devem refletir sobre esta greve, pois uma grande empresa se faz com valorização dos (as) trabalhadores (as), mas também com gestores fortes, competentes, ousados e sérios.

 

O CNE convoca cada companheiro e companheira a continuar firme na luta em todo país. Vamos aguardar os desdobramentos dessa negociação, porém, mantendo a nossa mobilização mais forte do que nunca. Participe das assembleias de avaliação e deliberação neste dia 26, quinta-feira. Essa luta é de todos nós!

 

QUADRO DA GREVE

 

Eletronorte

Brasília- Greve

Pará- Greve

Maranhão- Greve

Tocantins- Greve

Mato Grosso-Greve

Rondônia- Greve

Acre- Greve

Roraima-Greve

Amapá- Greve

Amazonas- Greve

Chesf

Pernambuco- Greve

Ceará- Greve

Bahia- Greve

Paraíba – Greve

Rio Grande do Norte- Greve

Alagoas- Greve

Piauí- Greve

Sergipe- Greve

Furnas

Minas Gerais- Greve

Goiás- Greve

Mato Grosso-Greve

Espírito Santo -Greve

Distrito Federal- Greve

Tocantins- Greve

Paraná- Greve

Rio Grande do Sul- Greve

Santa Catarina- Greve

Rondônia- Greve

São Paulo- Greve

Rio Grande do Norte -Greve

Eletrosul

Rio Grande do Sul- Greve

Santa Catarina- Greve

Paraná- Greve

Mato Grosso- Greve

Mato Grosso do Sul- Greve

Rondônia- Greve

Eletrobras

Rio de Janeiro- Greve

Brasília- Greve

Cepel

Rio de Janeiro- Greve

Eletronuclear

Rio de Janeiro-Greve

CGTEE

Rio Grande do Sul- Greve

Eletrobras Distribuição Alagoas- Greve

Eletrobras Distribuição Piauí –Greve

Eletrobras Distribuição Rondônia-Greve

-Eletrobras Distribuição Roraima-Greve

Eletrobras Distribuição Acre- Greve

Eletrobras Amazonas Energia-Greve

Eletrobras Distribuição Paraíba- Greve