ASSEMBLEIAS AVALIARAM A CONTRAPROPOSTA DA ELETROBRAS
26 de julho de 2012 | Autor: FNU
Fonte: FNU

A contraproposta apresentada pelo Sistema Eletrobras na 5ª rodada de negociação realizada no dia 25 de julho, contou com itens importantes considerados um avanço pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE como o ganho real, abono salarial e comissões para discutir questões estruturais do Sistema. Com a recomendação do CNE pela aprovação da proposta, vários sindicatos realizaram neste quinta, 26 de julho, assembleias que em sua grande maioria deliberaram pela aprovação da proposta da Holding (veja o quadro parcial). Amanhã, dia 27, os demais sindicatos da base realizarão suas assembleias para decidir se aceitam ou não o que foi colocado para os(as) trabalhadores(as) pela Eletrobras.

 

O CNE parabeniza aos (às) trabalhadores(as) que demonstraram por meio de sua mobilização e luta o capital político da categoria, resgatando a autoestima e a sabedoria para enfrentar os desafios que se apresentaram nesta campanha. No entanto, a mobilização deve ser constante. Fica o alerta de que para enfrentar os novos desafios que se desenham teremos que manter a unidade conquistada nessa greve. Uma categoria unida é o pilar para a valorização dos (as) trabalhadores(as), sendo que a divisão interessa apenas aos dirigentes das empresas.

 

A decisão de entrar na greve foi dos(as) trabalhadores(as) e a saída da mesma caberá à categoria decidir de forma soberana nas assembleias. Para o CNE não há dúvidas em afirmar que a contraproposta apresentou avanços para a categoria, especialmente no campo político, pois a greve forte e organizada quebrou a lógica do governo em não conceder o ganho real aos eletricitários. A resposta positiva dos(as) trabalhadores(as) nas assembleias realizadas até o momento são um indicativo de que houve a compreensão e a maturidade da categoria no entendimento do esforço coletivo em realizar a greve por tempo indeterminado após 22 anos com sucesso. Mais uma vez o CNE parabeniza aos eletricitários pela demonstração de organização, mobilização e capacidade de luta em prol da valorização da categoria. Após as assembleias do dia 27 de julho, estaremos divulgando o quadro completo.

A ENERGIA DO BRASIL ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.

 

FNU REPUDIA NOTA DA ELETROBRAS

A Federação Nacional dos Urbanitários – FNU repudia a nota emitida pela da Eletrobras e repassada por algumas empresas do Sistema, na qual os dirigentes da holding tentam depreciar o trabalho dos dirigentes sindicais. A FNU avalia como infeliz e descabida essa tentativa dos prepostos da holding em desqualificar a mesa de negociação que foi marcada pela seriedade e responsabilidade que marcam a trajetória de luta da FNU e suas entidades sindicais filiadas. Esses gestores deveriam trabalhar em prol de resgatar a autonomia do Sistema Eletrobras frente ao governo ao invés de tentar, por meio de notas enviesadas, poluir o processo de fechamento de um processo negocial que foi marcado pela luta e unidade da classe trabalhadora eletricitária.

 

QUADRO DAS ASSEMBLEIAS

 

ELETRONORTE

Pará

Maranhão - APROVOU

Tocantins - APROVOU

Mato Grosso

Rondônia

Acre -APROVOU

Roraima

Amapá

Amazonas - APROVOU

CHESF

Pernambuco

Ceará

Bahia

Paraíba

Rio Grande do Norte

Alagoas

Piauí

Sergipe

Furnas

Rio de Janeiro- APROVOU

Espírito Santo

Distrito Federal

Rondônia

 

ELETROSUL

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná

Mato Grosso

Eletrobras

Rio de Janeiro - APROVOU

Brasília

Cepel

Rio de Janeiro - APROVOU

Eletronuclear

Rio de Janeiro- APROVOU

CGTEE -

DISTRIBUIDORAS FEDERAIS

Eletrobras Distribuição Alagoas

Eletrobras Distribuição Piauí-

APROVOU

Eletrobras Distribuição Rondônia

Eletrobras Distribuição Roraima

Eletrobras Distribuição Acre-

APROVOU

Eletrobras Amazonas Energia-

APROVOU