A luta da classe trabalhadora no Carnaval 2013
21 de janeiro de 2013 | Autor: CUT Nacional
Fonte: CUT Nacional

Escrito por: Vanessa Ramos/CUT-SP

A festa em homenagem aos trabalhadores/as do país será grande e, na ocasião, serão celebrados os 30 anos da maior central sindical do Brasil: a CUT. Essas são as afirmações de Leandro Donato, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Colorado do Brás (GRES), para o Carnaval 2013.

Em conjunto com a CUT Nacional e a CUT São Paulo, a tradicional escola levará para o Anhembi, no dia 11 de fevereiro, o enredo que tem como tema "O Trabalho enobrece o homem... lutas, direitos e conquistas de um povo vencedor", do carnavalesco Danilo Dantas. A letra procura retratar o dia a dia do trabalhador - que é árduo, as batalhas enfrentadas por ele e as conquistas obtidas pela classe trabalhadora - que elegeu um operário e uma mulher à Presidência da República.

“A parceria com a Central nasceu em 2011 e hoje já estamos indo para o terceiro carnaval. E isso para a escola é de uma importância sem tamanho. Não posso deixar de agradecer aos presidentes Vagner Freitas, da CUT Nacional, e ao Adi dos Santos Lima, da CUT São Paulo. Vale ressaltar que tanto a Central como a nossa escola estão localizadas no Brás e querem o melhor para o bairro, que muitas vezes é lembrado apenas pelo seu comércio, mas não é só isso. A região traz em si outras tantas coisas como clubes de várzea e moradores com muitas histórias”, afirma Donato.

Segundo o atual presidente da Colorado, o nascimento do grupo e a história do bairro do Brás são intrínsecos, pois a escola foi fundada em outubro de 1975, a partir de um time de várzea da região tendo, portanto, 37 anos de vida. “Em todo esse tempo os principais momentos no carnaval foram nos anos de 1986, 1987, 1988, 1992 e 1993, quando a escola esteve no grupo especial do carnaval de São Paulo”, diz.

Um pouco de história

Donato relata, ainda, que dois fundadores da escola, Sr. Albertino Guedes e Dona Marta, residem no mesmo local desde aquela época. Segundo ele, a Colorado passou por momentos difíceis em sua trajetória, quando foi rebaixada no carnaval de 2004. Outro episódio foi em 2009, quando caiu para o grupo 2 da União das Escolas de Samba de São Paulo (Uesp) e, em 2010, para o grupo 3 – período em que muitos já não tinham tanta confiança em sua  continuidade.

Isso se modificou quando a administração “Juventude e Transparência” assumiu a dianteira, em meados de 2010.  “Nossa relação com moradores e comerciantes está cada vez melhor uma vez que muitos haviam se afastado por alguns problemas administrativos que a escola vinha enfrentando e desde que assumimos a administração estamos conseguindo retomar nossa credibilidade”, explica o presidente atual da escola.

No carnaval de 2011, em parceria com a CUT, a escola deu uma reviravolta, conseguindo subir para o grupo 2. Em 2012, faltando apenas 0,01 pontos, perdeu a chance de retornar ao grupo 1, mas garantiu um desfile excepcional. “Tenho certeza que em 2013 será um desfile emocionante e irá surpreender muita gente”, opina Donato.

Ensaios e desfiles

Os ensaios da Escola Colorado do Brás, com entrada gratuita, estão ocorrendo aos domingos, das 16h às 18h, no Clube Vasco da Gama, à Rua José Bernardo Pinto, nº486, na Vila Guilherme, ao lado do hipermercado Walmart.

No próximo sábado (19) haverá ensaio técnico aberto “rumo ao Carnaval 2013”, no Anhembi, a partir das 15h30. Os ônibus sairão do Clube Vasco da Gama.

O desfile oficial da tradicional Colorado do Brás vai ocorrer na segunda-feira, dia 11 de fevereiro - ela será a sétima escola a se apresentar. Neste dia, a concentração será às 14h na escola, com saída às 18h. O desfile oficial vai ocorrer no Anhembi, às 21h.

Para saber mais acesse o site da Escola (clicando aqui) 

A letra do samba

O título do enredo é “O trabalho enobrece o homem: Lutas, Direitos e Conquistas de um povo vencedor”. Segundo Leandro Donato, presidente da Colorado do Brás, trata-se de uma grande homenagem prestada a todos os trabalhadores/as no Brasil.

“Abordamos vários segmentos da classe trabalhadora e a parte mais comovente do nosso enredo e de nosso samba se dá ao fazermos memória de 30 anos atrás - quando no ABC surgiram os movimentos sindicais”, afirma Donato.

A letra se refere também aos dois últimos presidentes do Brasil. “Dentro do movimento sindical, brilhou ainda mais a estrela de um operário - fazendo uma alusão ao nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mudou a história de nosso país. Logo após, entramos com uma homenagem a todas as trabalhadoras, na pessoa da nossa Presidenta Dilma Rousseff”, diz Leandro.

Segundo ele, a música quer dar um grande parabéns aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores. “A CUT é um exemplo de quem briga todos os dias pelos direitos dos nossos trabalhadores,  não tem como não se emocionar, pois nosso samba é realmente o retrato do dia a dia do nosso povo trabalhador”, realça.

Confira na íntegra a letra “O trabalho enobrece o homem: Lutas, Direitos e Conquistas de um povo vencedor”

 

Sou COLORADO DO BRÁS

Avante nessa avenida

Por lutas, direitos, conquistas

Há tempos o homem guerreiro

Caminhando com a evolução

Se dedicando de sol a sol

Em busca de seus ideais

Um trabalho é chegar ao trabalho

Vencendo barreiras o tempo não para

Brasil nossa pátria amada

No campo colhendo alegria

País da arte que reflete a magia

Vem ver meu povo vencedor

Que traz na alma seu valor

Na luta pelo seu quinhão

A sua garra é espelho da nação

Fazer valer seus direitos

Ter prosperidade com toda família

Aos filhos saúde, educação uma vida melhor

Paz e felicidade

Surgiram greves e movimentos

Brilhou a estrela de um operário

Brava mulher a lutar

Hoje é presidente do nosso país

Em uma só voz vamos agradecer

Povo guerreiro parabéns para você!

SERVIÇO

Ensaios da Escola

Quando: todos os domingos, das 16h às 18h

Onde: Clube Vasco da Gama, à Rua José Bernardo Pinto, nº486, na Vila Guilherme, ao lado do hipermercado Walmart

Ensaio Técnico no Anhembi

Quando: Dia 19 de janeiro de 2013, a partir das 15h30

Onde: Clube Vasco da Gama, à Rua José Bernardo Pinto, nº486, na Vila Guilherme, ao lado do hipermercado Walmart

Desfile Oficial

Quando: 11 de fevereiro de 2013, às 21h

Onde: Anhembi