A imagem da mulher na mídia” será lançado no dia 18/02
13 de fevereiro de 2013 | Autor: Urbanitários/AL
Fonte: Urbanitários/AL

No dia 18 de fevereiro, segunda-feira, às 19h, será lançado o livro “A

imagem da mulher na mídia: controle social comparado”, de autoria de

Rachel Moreno, do Observatório da Mulher. A obra, que contou com a

colaboração de Tereza Verardo, analisa como as mulheres são tratadas

nos meios de comunicação, e compara a legislação sobre a mídia em 12

países que tem determinação sobre o tratamento da imagem da mulher.

 

“A ideia de trazer para a reflexão as diversas maneiras de formular a

legislação com relação a esse tema nos pareceu particularmente

relevante num momento de impasse no Brasil, entre as demandas dos

movimentos sociais, a resistência dos meios de comunicação e a falta

de urgência do governo e do legislativo em implementar mudanças no

setor”, afirma Rachel.

O livro inicia com uma análise de como a mulher é retratada na mídia

brasileira. Apesar de ter uma presença abundante na mídia televisiva,

as mulheres são sempre focadas de forma similar. É comum a reprodução

de estereótipos e preconceitos, além da sutil imposição de modelos de

beleza inalcançáveis.

Com prefácio do professor da Universidade de Brasília e especialista

em comunicação Venício A. de Lima, “A imagem da mulher na mídia” é

obra indispensável para a mobilização por uma comunicação de

qualidade, que contemple a diversidade, pluralidade e o direito à

informação.

 

“O livro nos dá importantes subsídios para esse enfrentamento e

inspiração para insistirmos na luta por mudanças nas leis que regem a

comunicação no Brasil”, destaca Rosane Bertotti, que assina as orelhas

do livro.

No lançamento, haverá debate, às 19h, no Sindicato dos Bancários de

São Paulo, Osasco e Região, com a presença da presidenta da entidade,

Juvandia Moreira, a secretária nacional de Comunicação da Central

Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora geral do Fórum Nacional

pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, o

presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé,

Altamiro Borges, e a deputada federal Luiza Erundina (PSB) e da

autora.

 

Sobre a autora

Rachel Moreno é formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo

(USP), especializada em Sexualidade Humana e Dinâmica do Movimento

Expressivo, pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós-graduada em

Sociedade e Meio Ambiente (FESPSP). Trabalha com pesquisa (...) e atua

no movimento feminista.

 

Ficha técnica

Título: A imagem da mulher na mídia Subtítulo: controle social

comparado Autora: Rachel Moreno

Páginas: 296 ISBN: 978-85-85938-75-8 Preço: R$ 30,00 Editora: Publisher Brasil