Palestra sobre Saúde e Trabalho na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho
22 de fevereiro de 2013 | Autor: DIEESE
Fonte: DIEESE

No próximo dia 5, a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho promove mais um debate. Desta vez, o palestrante é o Prof. Dr. Pierre Trinquet (foto), que falará sobre saúde dos trabalhadores.

 

Trinquet é professor e pesquisador do Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille (França), doutor em sociologia e diplomado em ergologia. Tem realizado pesquisas e intervenções em instituições públicas e privadas da França sobre saúde e segurança no trabalho.

 

A palestra será realizada das 9h30 às 12h30, no Auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho (rua Rua Aurora, 957, Centro, São Paulo). O público alvo são dirigentes e assessores sindicais, estudantes, militantes e interessados no tema da saúde dos trabalhadores, com e sem experiência na área.

 

Inscrições antecipadas pelo email: neuma@dieese.org.br. Aos participantes serão enviados certificados de participação.

 

 PCDA 2013: novo prazo de inscrição

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho prorrogou as inscrições para o PCDA 2013 (Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais). Agora, até 15 de março, é possível se inscrever no curso que já formou mais de 2 mil dirigentes e assessores.

 

O eixo temático desta edição será Trabalho e Desenvolvimento. Serão 300 horas de formação, divididas em três módulos, realizados em regime de imersão, em um hotel fazenda em Nazaré Paulista (SP).

 

As novas datas dos módulos são:

 

- Módulo 1 - 14 a 26 de abril

 

- Módulo 2 - 10 a 21 de junho

 

- Módulo 3 - 28 de julho a 10 de agosto

 

A atividade representa uma possibilidade única de reflexão sobre a perspectiva do trabalho no contexto do desenvolvimento brasileiro.

 

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com Neuma, pelo telefone 11 3821-2160 ou e-mail neuma@dieese.org.br..

 

 Provas agendadas na Escola DIEESE

A Escola DIEESE estendeu o prazo de inscrições para a prova agendada da graduação em Ciências do Trabalho. Os interessados podem marcar horário e realizar a prova entre 25 de fevereiro e 8 de março.

 

Inscrições no site da Escola ou pessoalmente, na sede. Informações: 3821-2150 e 3821-2155. É a última chance de participar de um projeto inovador, cuja base é a construção do conhecimento a partir da visão dos trabalhadores.

 

A primeira turma da graduação foi iniciada em agosto de 2012. Na foto ao lado, os alunos reunidos durante apresentação de trabalhos, no final do semestre.

 

Planejamento Estratégico do Sindieletro MG

A equipe de educação do DIEESE acaba de finalizar uma oficina de planejamento para o Sindieletro MG. A atividade foi realizada em duas etapas, a primeira, em janeiro, e a segunda, de 19 a 21 de fevereiro.

 

Nos três dias da primeira fase, foi feita uma análise de conjuntura com palestrantes convidados pela direção do Sindicato e iniciado o processo de construção do planejamento, finalizado em fevereiro.

A atividade aconteceu na Escola Sindical 7 de outubro, coordenada por Carlindo Rodrigues e Maria Valéria Monteiro Leite, ambos da equipe de educação, com apoio de Carlos Wagner, técnico da Subseção do DIEESE na entidade.

DIEESE na reunião do GT monitoramento e comunicação da Mesa Nacional de Negociação do SUS - MNNP/SUS

Os técnicos José Inácio e Reginaldo Muniz participaram de reunião do Grupo de Trabalho de Monitoramento e Comunicação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde, em 19 e 20 de fevereiro, em Brasília.

 

Durante o evento, foi definida uma pré-agenda de atividades relacionadas a convênios que o DIEESE desenvolve em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, e a Organização Panamericana de Saúde (Opas), cujo objetivo é contribuir para a democratização das relações laborais e combater a precarização do trabalho em saúde no Brasil.

 

A agenda deverá ser discutida na próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação do SUS, em 28 e 29 de fevereiro.

 

Opas - A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. É integrado à Organização Mundial da Saúde e parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A missão da Opas é orientar os esforços de colaboração entre os Estados membros e outros parceiros, a fim de promover a equidade na saúde, combater doenças, melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida dos povos das Américas.

 

Atividades em Santa Catarina

- Na sexta-feira, 22/02, o supervisor do Escritório Regional de SC, José Álvaro Cardoso, participou de reunião do Conselho Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de SC (Sindaspi). Na ocasião, ele falou sobre Conjuntura Nacional e Perspectivas da Negociação Coletiva no estado, exposição seguida de debate. A reunião do Conselho foi realizada em Campos Novos.

 

- Em 19/02, Cardoso realizou palestra sobre conjuntura nacional e negociações coletivas para dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil (Feticom/SC). O evento foi promovido em Lages, Planalto Catarinense, com participação de cerca de 60 dirigentes do setor.

 

- Em 15/02, o técnico fez palestra sobre conjuntura nacional e estadual para a direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Saneamento de SC, na sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de SC, em São José.

 

-Em 14/02, ele falou sobre conjuntura nacional e estadual durante Encontro Estadual dos Metalúrgicos da CUT. O evento contou com os principais sindicatos de metalúrgicos na base da CUT e lideranças nacionais da categoria.

 

Divulgações

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT) e o DIEESE divulgaram hoje, 22, o Estudo do Setor Hoteleiro. A publicação aborda, entre outros temas, a situação das mulheres, a rotatividade e os salários no setor.

 

Na próxima quarta-feira, 27, o DIEESE, a Fundação Seade e outros parceiros divulgam os resultados de janeiro da Pesquisa de Emprego e Desemprego. Os dados referem-se a seis regiões metropolitanas (São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza), ao Distrito Federal e ao ABC Paulista.

 

Participe do DIEESE Comunic@!

Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.

 

Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.