CATEGORIA SE PREPARA PARA MOBILIZAÇÃO CASO NÃO ACONTEÇAM AVANÇOS
21 de junho de 2013 | Autor: CNE
Fonte: CNE

O Coletivo Nacional dos Eletricitários participou da segunda rodada de negociação com representantes do Sistema Eletrobras na manhã desta sextafeira, dia 21 de junho, em Brasília. Novamente a discussão sobre o ACT 2013/2014 se mostrou difícil, a Holding informou que as determinações do DEST serão somente para os futuros empregados, fato que foi rechaçado de forma enérgica pelo CNE.

No que tange a proposta econômica, os representantes da Eletrobras apenas anunciaram que vão fazer novas interlocuções junto aos órgãos a que está subordinada a Holding. Ficou acertado que no dia 27 de junho, no Rio de Janeiro, será realizada reunião de uma comissão do CNE com a direção da Eletrobras.

Os trabalhadores do sistema elétrico diante da inércia e da falta de ação da Holding em negociar em bases justas o acordo coletivo, estarão fazendo uma avaliação no dia 27 de junho sobre o futuro do movimento. Em nossos informativos temos afirmado que a categoria não irá pagar por uma conta que ela não fez, pois se hoje existem problemas financeiros gerados por uma renovação das concessões feita de forma danosa às empresas da Holding, a culpa não é dos eletricitários, que ao contrário, apresentaram a época uma série de contribuições para melhorar a MP 579, convertida na Lei 12783/2013.

Os eletricitários não podem abrir mão de um acordo justo, que leve dignidade para todos. A presidente Dilma que tão bem conhece o setor poderia rever certos posicionamentos equivocados, como o desmanche das empresas e a retirada de direitos históricos, que nem mesmo FHC ousou fazê-lo. A continuidade destas políticas de caráter neoliberal, que por sinal é muito apreciada por vários gestores  tucanos da Holding, é motivo de revolta da categoria. Mesmo porque, o CNE não vai aceitar a extinção de direitos para os atuais trabalhadores e para aqueles que no futuro vierem a ingressar no Sistema Eletrobras.

No dia 27/06 o CNE se reunirá na FNU, na parte da tarde, para tirar encaminhamentos e preparar a categoria para o enfrentamento caso não haja avanço na discussão com a Holding. Lembre-se: Só conquista quem luta!

CALENDÁRIO DO CNE DE 24 A 27 DE JUNHO NO RIO DE JANEIRO

ASSEMBLEIAS DELIBERATIVAS- 24,25 E 26 DE JUNHO.

REUNIÃO COM A DIRETORIA DA ELETROBRAS NO RIO DE JANEIRO- 27/06

REUNIÃO DO CNE – 27/06 TARDE