Faturamento da indústria sobe e índice da inflação diminui
10 de outubro de 2013 | Autor: Agência Sindical
Fonte: Agência Sindical

O mundo não acabou. Ao contrário do que disse Aécio Neves (PSDB-MG) a banqueiros e supostos investidores em Nova Iorque. Ao contrário. O faturamento de indústria subiu 3,4% em agosto, informa a Confederação Nacional da Indústria (CNI). E o IBGE mostra que a inflação acumulada caiu de 6,09% para 5,86%.

As horas trabalhadas aumentaram 1,3%; emprego teve expansão de 0,8%, todos em agosto, na comparação com julho. Segundo a CNI, a alta de 3,4% do faturamento real da indústria alcança o maior patamar desde 2010.

 

"Os sinais são favoráveis e deve haver leve incremento da atividade nos próximos meses", diz o gerente de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

 

Emprego - Em agosto, o emprego aumentou em 14 dos 21 setores pesquisados. A maior alta, de 17,6%, foi no vestuário. O faturamento também aumentou em 14 setores.

 

Inflação cai - O IBGE informa que, em setembro, a inflação fica num patamar inferior a 6%. Primeira vez este ano. Preços de alimentos e também redução nos custos da energia elétrica ajudaram na queda.

 

O índice acumulado no período de outubro de 2012 a setembro de 2013 foi 5,86%, contra 6,09% entre setembro de 2012 e agosto de 2013. A taxa de setembro deste ano foi 0,35%, enquanto a do mesmo mês em 2012 ficou em 0,57%.

 

Estado - O protagonismo do Estado fez bem à economia. Para que a inflação atingisse um nível bem mais baixo nos últimos três meses, contribuíram muito os produtos monitorados, como a energia elétrica. Os ônibus urbanos também, porque estavam com uma variação muito mais alta em 2012. Este ano, a média está perto de zero.

 

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, lembra que a atividade industrial tem mostrado melhor desempenho que em 2012. “O comportamento ainda é de gangorra, entre avanços e tropeços. Mas o cenário pra frente é satisfatório”, afirma. Ele avalia que o ambiente pode favorecer as categorias em campanha salarial.