CUT e centrais sindicais realizam 1º de Maio Unificado em 2014
17 de abril de 2014 | Autor: CUT Nacional
Fonte: CUT Nacional

O Dia Internacional do Trabalhador (a) 2014 será comemorado no Vale do Anhangabaú com um grande evento preparado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Com o tema “Comunicação: o desafio do século”, as atividades terão início às 10h e se estenderão até por volta das 20h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital, com atos político e inter-religioso, apresentação teatral e shows com artistas como Belo, Paula Fernandes, Leci Brandão, Pixote, Michel Teló e Péricles, entre outros.

“O dia 1º de Maio é a data mais importante da classe trabalhadora. Mais do que comemorar as conquistas, é um momento para refletirmos sobre os próximos desafios e a união das centrais significa força e disposição para enfrentarmos esses desafios”, afirmou o presidente da CUT São Paulo (CUT-SP), Adi dos Santos Lima.

Para o dirigente, a escolha do tema comunicação veio da necessidade de se aprofundar o debate sobre o assunto. “Precisamos intensificar a luta pela comunicação como um direito humano, como está na nossa Constituição Federal, e pela necessidade urgente da democratização da mídia para garantir a pluralidade de ideias e a consolidação da democracia no Brasil”.

Como acontece há cinco anos consecutivos, as comemorações do Dia do Trabalhador (a) organizadas pela CUT vão além do evento do dia 1º de Maio. Iniciadas em março, as atividades, todas ligadas ao tema central, envolvem a realização de oficinas, seminário internacional, concurso de fotografia, torneio de futsal e, este ano, a comemoração dos 30 anos de fundação da CUT São Paulo, a serem completados em 29 de abril.

Oficinas regionais – Foram realizados debates em todas as 19 Subsedes da CUT-SP espalhadas pelo estado, incluindo a capital, no período de 13 de março a 17 de abril. As discussões destacaram O Novo Marco Regulatório para a Democratização dos Meios de Comunicação no Brasil; Internet: Marco Civil e as Redes Sociais; e Estratégias de Comunicação e Experiências do Movimento Sindical.

Seminário internacional – No dia 28 de abril (segunda-feira), ocorrerá o Seminário Sindical Internacional no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Rua João Basso nº 231, Centro - São Bernardo o Campo), que contará com a presença de representantes internacionais e nacionais, além da direção executiva da CUT Nacional e Estadual. Entre os nomes confirmados estão Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) e Pablo Capilé, do coletivo Fora do Eixo.

Em três mesas, os participantes debaterão o novo marco regulatório e Marco Civil da Internet, além de narrativas independentes sobre jornalismo e ações de comunicação. O evento é reservado a dirigentes sindicais e convidados.

Concurso de fotografia– A primeira atividade da programação foi o lançamento do Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro, com o tema Trabalho Decente. Os autores das três melhores fotos, nas categorias amador e profissional, serão anunciados no dia 29 de abril (terça-feira), durante evento de comemoração dos 30 anos da CUT São Paulo. (veja a seguir). No mesmo dia, será inaugurada exposição com os 20 trabalhos (10 de cada categoria) mais votados pelos internautas.

Torneio de Futsal– Trabalhadores e traralhadoras de diversas categorias disputam o Torneio de Futsal Prof. Carlos Ramiro – denominação em homenagem ao ex-professor e ex-dirigente da CUT-SP, que faleceu em setembro de 2013. Iniciada em março, em parceria com o Sesi, a competição terá sua final dos times masculinos e femininos no dia 27 de abril (domingo), a partir das 8h, no Ceret Tatuapé (Rua Canuto de Abreu, s/nº), com show do Grupo Nuwance.

Aniversário da CUT São Paulo – No dia 29 de abril (terça-feira), a CUT-SP completa 30 anos de fundação e a data será comemorada com um evento, a partir das 18h, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, mesmo local onde funcionou sua primeira sede. Além do encerramento do Concurso de Fotografia e inauguração da exposição, serão prestadas homenagens aos ex-presidentes da CUT Estadual. O Sindicato dos Químicos de SP fica na Rua Tamandaré, 348, Liberdade.

Dia do Trabalhador– O Vale do Anhangabaú será o palco de diversas atrações no dia 1º de Maio (quinta-feira), a partir das 10h, com um ato inter-religioso, seguido de espetáculo teatral contando a história da comunicação no Brasil. Às 16h haverá ato político-social das Centrais Sindicais CUT, CTB e CSB e várias atrações musicais como Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda.

As comemorações também ocorrerão na zona sul da capital, no Parque das Árvores (Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395), em Cidade Dutra, com prestação de serviços de saúde, beleza, educação e cidadania à população, além de parque infantil, contação de histórias e cinema. No palco, entre outras atrações, estarão a banda de reggae Ponto de Equilíbrio, a cantora Paula Lima e o rapper GOG.

Hot site – Detalhes da programação e outras informações estão disponíveis no hot site www.1demaiocutsaopaulo.com.br

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

27/04, a partir das 8h– Final do Torneio de Futsal Prof. Carlos Ramiro

Ceret Tatuapé - Rua Canuto de Abreu, s/nº - Tatuapé – São Paulo/SP

 

28/04, a partir das 8h – Seminário Sindical Internacional “Comunicação: O Desafio do Século”

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - Rua João Basso nº 231, Centro - São Bernardo o Campo/SP

 

29/04, às 19h – Aniversário da CUT São Paulo e entrega do prêmio aos ganhadores do 1º Concurso Fotográfico Prof. Carlos Ramiro

Sindicato dos Químicos de São Paulo - Rua Tamandaré, 348, Liberdade – São Paulo/SP

 

1º de Maio

10h às 20h – Comemoração do Dia do Trabalhador (a) da CUT, CSB E CTB

 Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista (Metrô Anhangabaú/Linha3-Vermelha ou  São Bento/Linha1-Azul)

 

A partir das 9h – Comemoração do Dia do Trabalhador (a) na Zona Sul

Parque das Árvores - Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395 –– Cidade Dutra – São Paulo/SP