Falta de energia volta a atingir Parnamirim
03 de fevereiro de 2010 | Autor: Tribuna do Norte
Fonte: Tribuna do Norte

A cidade de Parnamirim voltou a sofrer com um mini apagão ontem de manhã, mas depois de uma hora e meia foi restabelecido o fornecimento de energia elétrica. “Foi uma chuva muita intensa que teve lá e atingiu um equipamento da Cosern”, disse o chefe do Departamento de Comunicação Institucional da empresa, Helder Cavalcanti Vieira.

Helder Vieira explicou que um  para-raio absorveu uma descarga elétrica das nuvens, que terminou atingindo a rede de alta tensão situada do  lado esquerdo do aeroporto Augusto Severo. “O equipamento foi logo substituído”, disse ele.

Segundo Vieira, o caso de ontem foi bem diferente do que ocorreu na tarde de anteontem, quando faltou energia por cinco horas em Parnamirim. “Foram questões isoladas”, continuou ele, referindo-se ao caso das queimadas que acabaram atingindo a rede de alta tensão da Cosern: “Não identificamos quem fez a queimada, que provocou o desligamento da rede elétrica”.

Vieira também falou sobre a interrupção de energia elétrica ocorrida por volta das 13h30 de ontem no entorno do Shopping Midway Mall.

No começo da tarde, ele dizia que a Cosern estava elaborando um laudo sobre as causas dessa interrupção de energia, provavelmente  motivada por defeito nas instalações internas do shopping, que tem uma rede exclusiva para atendimento próprio de energia elétrica.

Ele explicou que uma equipe da Cosern realizou procedimentos técnicos e de segurança para desligar a rede de alta tensão, que foi toda percorrida e não encontrou nenhum problema em sua rede própria. Então, a rede voltou a ser normalizada.

Segundo ele, a Cosern não teve acesso à rede interna do shopping, que é quem pode explicar qual o problema ocorrido na rede interna. “A gente não pôde precisar a causa da interrupção de energia porque não teve acesso à parte interna, mas a energia voltou à normalidade, não encontramos nenhum tipo de anomalia na nossa rede”.