Site mostra médias salariais pelo País
25 de fevereiro de 2010 | Autor: Jornal da Tarde
Fonte: Jornal da Tarde



Trabalhadores e empresários têm nova fonte de referência sobre as médias salariais pagas pelo mercado. Trata-se do ‘Salariômetro’, ferramenta online que calcula a remuneração média de admissão dos profissionais de acordo com as atividades descritas no Código Brasileiro de Ocupação (CBO).

Os paulistas têm a opção de verificar a média estadual e para cada um dos 645 municípios. Para as demais unidades da federação, é possível ter acesso às médias gerais.

Como usar
A nova ferramenta foi apresentada ontem pelo governador José Serra e pelo secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos.

O mecanismo foi desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP) e tem como base os dados relativos ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e também da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Por meio da ferramenta, disponível no site www.salariometro.sp.gov.br, as empresas e trabalhadores terão acesso ao salário médio de profissionais contratados, com carteira assinada, no período de seis meses anteriores à consulta.

As consultas permitirão aferir, ainda, a quantidade e a idade média dos trabalhadores empregados por categoria em dezembro de 2008. “O Salariômetro torna mais ágil e rápido o processo de busca de informações sobre salário, e sem custos – nem para o trabalhador, nem para o empregador”, ressalta o pesquisador Hélio Zylberstajn, da Fipe.

Para conhecer o valor do salário médio de admissão do cargo de interesse, o usuário preenche um formulário em que informa o código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ou o nome de sua profissão, além de dados como faixa etária, cor, gênero, escolaridade, setor e unidade da Federação.