Ministério cria comitê de políticas para as mulheres
10 de março de 2010 | Autor: MDS
Fonte: MDS


A parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) criou na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma portaria criando o comitê do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) de Políticas para as Mulheres e de Gênero. A instância ajudará a integrar as ações das secretarias do MDS na implementação do Plano Nacional de Política para as Mulheres.
O ministro Patrus Ananias assinalou os desafios e conquistas na consolidação de políticas sociais que diminuam com as desigualdades, incluindo as de gênero. “O Ministério vem dando a sua contribuição. Acho importante que o Bolsa Família tenha feito a opção pela mulher”, afirmou o ministro, ao lembrar que 92% dos titulares do programa que hoje atende a 12,4 milhões de famílias são mulheres.

O evento teve uma palestra da professora da Universidade de São Paulo (USP) Vera Soares, autora de diversos estudos nas áreas de gênero e trabalho. Ela apresentou pesquisas apontando que ainda é grande a diferença salarial entre homens e mulheres. Como exemplo, dados da Pnad de 2003 apontam que as mulheres brancas recebem 30% a menos do que os homens brancos, enquanto as mulheres negras recebem metade da renda das mulheres brancas.

A secretária-executiva do MDS, Arlete Sampaio, anunciou que ainda neste mês será lançado um programa de capacitação destinado aos profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O objetivo é que a questão de gênero seja incorporada ao trabalho cotidiano destas unidades que podem promover, por exemplo, campanhas de informação sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre a Lei Maria da Penha.