Marcha Mundial de Mulheres em 2010
15 de março de 2010 | Autor: NPC
Fonte: NPC



Entre os dias 8 e 18 de março, a Marcha Mundial das Mulheres faz sua 3ª Ação Internacional no Brasil. Neste momento, cerca de três mil mulheres de todas as regiões do país farão uma caminhada entre as cidades de Campinas e São Paulo. O tema das mobilizações é Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres. A plataforma de ação se baseia em quatro eixos de luta:
- autonomia econômica das mulheres;
- bens comuns e serviços públicos (contra a privatização da natureza e dos serviços públicos);
- paz e desmilitarização; e
- violência contra as mulheres.

Durante o trajeto, as caminhantes passam por dez cidades paulistas: Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Várzea, Cajamar, Jordanésia, Perus e Osasco. Nelas, estão ocorrendo atividades de formação na parte da tarde, com cursos e oficinas sobre diversos temas, dentre eles: trabalho doméstico; saúde da mulher e práticas populares de cuidado; sexualidade, autonomia e liberdade; educação não sexista e não racista; economia solidária e feminista; soberania alimentar, reforma agrária e trabalho das mulheres no campo; agroecologia; biodiversidade, energia e mudanças climáticas; políticas de erradicação da violência doméstica e sexual; tráfico de mulheres e direito ao aborto.


Em Perus, no dia 16, o debate sobre paz e desmilitarização contará com a presença da filha mais velha do revolucionário Ernesto Che Guevara, a pediatra cubana Aleida Guevara.
Mais informações em www.sof.org.br/acao2010