Eletricitários param na Grécia
16 de março de 2010 | Autor: Monitor Mercantil
Fonte: Monitor Mercantil

Comandados pelo sindicato Genop, os eletricitários da Grécia, começaram terça-feira greve geral de dois dias contra as propostas de arrocho fiscal anunciadas pelo governo.

Os funcionários da estatal Public Power Corporation paralisaram sete usinas de energia. O fechamento dessas usinas não atingir o fornecimento por enquanto, segundo porta-voz da companhia: "Até agora, não houve cortes no fornecimento de energia", afirmou o porta-voz.

O Genop causou blecautes progressivos no país há dois anos, quando foram fechadas 17 usinas da Public Power Corporation. Na ocasião, os trabalhadores protestavam contra alteração no sistema de pagamento de pensões do país.

Já a agência de classificação de risco Standard & Poor"s (S&P) reiterou os ratings soberanos BBB+ de longo prazo e A-2 de curto prazo da Grécia. Ao mesmo tempo, porém, passou os créditos de "em observação" para perspectiva negativa.

Os ratings estavam em observação com implicações negativas desde dezembro do ano passado e tinham perspectiva estável. Mês passado a agência alertara que considerava rebaixar os ratings em duas notas.