ELETRICITÁRIOS NO SERTÃO APROVAM INDICATIVO DE GREVE
24 de março de 2010 | Autor: Assessoria de Imprensa Sindeletric/PB
Fonte: Assessoria de Imprensa Sindeletric/PB

Durante toda semana a diretoria do Sindeletric está realizando assembléias no interior do estado para discutir junto com os trabalhadores a PLR 2009.  Ontem, foram realizadas assembléias nas cidades de Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Sousa.
Cerca de 250 trabalhadores participaram das assembléias e aprovaram por unanimidade indicativo de greve.
 
Apesar de já ter recebido a PLR 2009, no valor de R$ 1.233,00 os trabalhadores disseram que vão lutar por uma PLR justa porque o valor repassado pela empresa não condiz com o crescimento do grupo no Estado.
 
No início do mês a empresa divulgou o lucro obtido em 2009, e a Energisa Paraíba e Borborema que representam 58,6% do lucro líquido do todo o grupo Energisa. Esse lucro é fruto do trabalho dos eletricitários paraibanos, mas na hora de dividir a empresa não é justa.
 
Em 2008, a Energisa-PB obteve lucro de 101 milhões, e em 2009, o lucro foi de 133 milhões tendo um crescimento de 31,8% só que na hora de dividir com os trabalhadores a empresa não quer repassar esse crescimento e ainda tenta dividir a categoria, entre trabalhadores do interior e capital.
 
Diante dessa imposição e falta de negociação por parte da empresa, os trabalhadores estão aprovando o indicativo de greve.
 
Ainda essa semana, serão realizadas assembléias nas cidades de Campina Grande, Guarabira e finalizando em João Pessoa no dia 26. Para buscar solucionar o impasse, o Sindeletric encaminhou oficio sugerindo o Ministério Público do Trabalho para intermediar as negociações conforme lei 10.101 da PLR.