SINTERN realiza seminário preparativo para a Campanha Salarial 2013/2014
17 de setembro de 2013 | Autor: Direção do SINTERN

A direção do SINTERN realizou de 12 a 14 de setembro de 2013, no Hotel Monza, o seminário preparativo para a Campanha Salarial 2013/2014. O evento foi uma oportunidade para os diretores do Sindicato, bem como trabalhadores interessados na formação sindical, adquirir noções básicas sobre técnicas de negociação, avaliar a conjuntura econômica e encaminhar sugestões para compor a pauta de negociações.

No primeiro dia do Seminário foram realizadas diversas oficinas de negociação simulando diversos cenários fictícios envolvendo a bancada de trabalhadores e a patronal tendo como instrutor o técnico do Dieese, Melquisedeque Moreira Silva, e supervisão do diretor do SINTERN, Pedro Damásio. Ainda foram constituídas nestas atividades uma banca avaliativa sobre o desenvolvimento do debate.

No segundo dia do evento o destaque foi a realização de novas oficinas de negociação desta vez também envolvendo um terceiro grupo simulando o governo, Ministério Público e Justiça do Trabalho. A idéia mostrar aos participantes noções de como transcorre o caminho do Acordo Coletivo quando transcende a negociação entre sindicato e empresa.

Em seguida, Melquisedeque Moreira  ainda apresentou os indicadores econômicos e a análise dos resultados da campanha salarial do setor elétrico em 2013.

. Por sua vez, no terceiro e ultimo dia do evento, a diretora do SINTERN, Liane Chacon, apresentou aos trabalhadores a pesquisa sindical realizada na categoria. A pesquisa, entre outros aspectos, serviu para subsidiar a Pauta de Negociação 2013/2014.

Na sequência, o assessor de comunicação do SINTERN, Adriano Medeiros, apresentou o planejamento da comunicação da campanha salarial unificada e específica que será empreendida nos próximos meses. O Seminário foi finalizado pelo diretor Paulo Barateiro com a discussão e a elaboração da proposta de pauta que será submetida para a categoria nas assembleias.

Para os participantes o seminário foi uma oportunidade única para ter noções, não só das negociações, mas de como se desenvolve toda a luta sindical durante a campanha salarial.

Devido a grande procura dos trabalhadores em participar do Seminário, a direção do SINTERN vai realizar um novo ciclo de oficinas com outros trabalhadores no mês de outubro. Como as vagas são limitadas em função das atividades e da estrutura disponível, o Sindicato vai fazer uma seleção dos interessados.

Os trabalhadores estão de parabéns pela participação e contribuição na luta.