Vamos à luta!
26 de novembro de 2013 | Autor: Direção do SINTERN

Após a reunião com a Neoenergia, a bancada dos trabalhadores esperava que a COSERN apresentasse uma proposta que atendesse as reivindicações da categoria na pauta específica. Porém, mais uma vez eles protelaram o início da negociação até onde puderam para, já no final da tarde, começar os debates sobre a pauta.

Depois de horas de exaustivas negociações a bancada patronal apresentou uma proposta aquém do esperado pela categoria e muito abaixo do que a COSERN tem condições de conceder.

Não é possível que após seis rodadas de negociações, a COSERN ainda não tenha entendido que os trabalhadores não vão abrir mão de avanços nos seus direitos e conquistas. Diante deste contexto, os  trabalhadores não tem alternativa a não ser partirem para a luta.

As discussões se arrastaram pela noite e sem consenso sobre muitas das cláusulas da pauta. Nova rodada de negociação está marcada para a próxima quinta-feira, dia 28/11, às 12h.

A categoria deve manter-se mobilizada e participar da paralisação de advertência de hoje, dia 27/11, que será realizada de forma conjunta e articulada pelos trabalhadores da COSERN, COELBA e CELPE contra a intransigência da Neoenergia e da bancada patronal no atendimento das reivindicações da categoria na mesa de negociação.

Venha para a luta! Se as conquistas são para todos, a participação também deve ser de todos!

Saia da sala, venha para o protesto!

Proposta da COSERN apresentada no dia 26/11 frustra a categoria

CLÁUSULA NONA - ADICIONAL POR SERVIÇO EM ESCALA - PENOSIDADE

PROPOSTA DA COSERN: 6,5%.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - AUXÍLIO FUNERAL

PROPOSTA DA COSERN: R$ 4.200,00.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - PLANO DE SAÚDE

PROPOSTA DA COSERN: Discutir a participação quanto a sinistralidade.

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DO TRABALHO

PROPOSTA DA COSERN: Valor de R$ 58.500,00.

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - SEGURO DE VIDA EM GRUPO

PROPOSTA DA COSERN: Atender conforme a pauta.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - PROGRAMA EDUCACIONAL

PROPOSTA DA COSERN: Valor de R$ 220.000,00

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - DIÁRIAS DE VIAGEM E QUILOMETRAGEM DE VEÍCULOS

PROPOSTA DA COSERN: Valor da diária dentro do estado R$ 135,00 e fora R$ 155,00. Mantém o valor da Km em R$ 0,75.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA - PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DA FASERN

PROPOSTA DA COSERN: A contribuição de até 100% e o JETON discutirá no Conselho Deliberativo.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - DOBRA E TROCA DE TURNO

PROPOSTA DA COSERN: Manter a redação com acréscimo de que se convocado para dobrar o turno, o trabalhador fará jus a hora extra com 100%.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA - FUNÇÃO CUMULATIVA

PROPOSTA DA COSERN: Manter ACT. Reajustar no valor de 344,00. Acrescentar eletrotécnico e técnicos de segurança.

CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA OITAVA - ADICIONAL DE POSTO AVANÇADO DE SERVIÇO (Pa’s).

PROPOSTA DA COSERN: 6,5%.

CLÁUSULA SEXAGÉSIMA PRIMEIRA - COMPLEMENTAÇÃO SALARIAL PARA TÉCNICOS ESPECIALIZADOS E EQUIPES DE LINHA VIVA

PROPOSTA DA COSERN: Através de carta compromisso. Valor de R$ 165,00

CLÁUSULA SEXAGÉSIMA SÉTIMA – REPRESENTAÇÃO SINDICAL E DA CIPA

PROPOSTA DA COSERN: Garantir a estabilidade dos cipeiros da CIPA Neópolis, até o final do mandato, quando da transferência para o prédio sede.

A COSERN DISSE NÃO PARA TODAS AS DEMAIS  PROPOSTAS CONSTANTES DA PAUTA, QUE ORA NÃO FORAM MENCIONADAS.

PROPOSTA DA NEOENERGIA APRESENTADA NO DIA 19/11

CLÁUSULA PRIMEIRA – vigência do acordo- Acordo 02 anos.

Parágrafo único: Fica estabelecida nova data base dos trabalhadores da Celpe, Coelba e Cosern, o dia 1º de Outubro de cada ano- Data base outubro.

CLÁUSULA SEGUNDA – estabilidade no emprego para pré-aposentadoria, seja do INSS, seja das fundações- 36 meses indenizável.

CLÁUSULA TERCEIRA – refeição subsidiada/vale alimentação- Reajuste de 5,9%

CLÁUSULA QUARTA – reajuste salarial- de 5.9%.

CLÁUSULA QUINTA – abono indenizatório a título de participação nos lucros ou resultados – PLR no valor de R$ 800,00.

CLÁUSULA SEXTA – da participação nos conselhos de administração da Celpe, Coelba e Cosern- Pauta local.

CLÁUSULA SÉTIMA – da assistência materno-infantil e educacional – auxílio creche, pré-escola, fundamental completo e mãe guardiã- Reajuste de 5,9% com base de cada acordo.

CLÁUSULA OITAVA – do assédio moral/exercício do poder disciplinar- Não.

CLÁUSULA NONA – plano de carreira, cargos e salários – PCCS- Não.

CLÁUSULA DÉCIMA – anuênio adicional por tempo de serviço-  Não.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – piso salarial- Mantém o piso congelado em R$ 1.080,00

CLÁUSULAS PACTUADAS COM A COSERN

Dia 7 de novembro de 2013

Cláusula 29 – Transferência de empregados: retirar da pauta e manter por carta compromisso.

Dia 29 de outubro de 2013

CLÁUSULA PRIMEIRA - ÂMBITO DE APLICAÇÃO

CLÁUSULA SÉTIMA - PAGAMENTO DOS EMPREGADOS

CLÁUSULA OITAVA - DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

CLÁUSULA DÉCIMA - GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO

CLÁUSULA VIGÉSIMA - COMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO DOENÇA E ACIDENTÁRIO

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - ASSISTÊNCIA AO FILHO EXCEPCIONAL

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - ASSISTÊNCIA JURÍDICA/ACIDENTES EM SERVIÇO

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - JUSTIFICATIVA DE FALTAS

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA - SOBREAVISO

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA - ASSISTÊNCIA AO ACIDENTADO

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - ABONO PECUNIARIO DE FÉRIAS

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA - SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA - TRANSPORTE NOTURNO

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA - ACESSO E INFORMAÇÕES

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SÉTIMA - MATERIAIS PARA EMERGÊNCIA E PRIMEIROS SOCORROS

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA OITAVA - ACERVO TÉCNICO

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA NONA - PRORROGAÇÃO DA LICENÇA MATERNIDADE.