SINTERN participa de debate sobre política energética
03 de setembro de 2014 | Autor: Assessoria de comunicação do SINTERN
Fonte: Assessoria de comunicação do SINTERN

 

 

A direção do SINTERN participou nos dias 02 e 03 de setembro, do seminário da região nordeste para debater pontos centrais sobre o atual modelo energético e as disputas sobre o petróleo e a energia elétrica no mundo. O evento realizado pela Plataforma Operária e Camponesa ocorreu em Recife/PE

 

Ainda participaram do seminário aproximadamente 250 militantes e lideranças das organizações sindicais e sociais do campo e da cidade que compõem a plataforma. Além de intelectuais da UFPE, dentre outras universidades que contribuíram nos debates.

 

A atividade faz parte de uma série de seminários que a plataforma está organizando em todo o Brasil com o objetivo de unificar a análise em torno do atual modelo energético (energia elétrica e indústria do petróleo) e construir articulações para fortalecer as lutas e os debates sobre o tema.

 

Os debates serão organizados por mesas temáticas com pontos que consideramos centrais para a discussão e orientados pela seguinte questão , como: energia e geopolítica, atualidade e perspectivas na industria energética(petróleo/eletricidade), estado e sociedade assim como desafios para a classe “quais são nossas propostas para os próximos anos?”.

 

Histórico

 

A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de dialogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil.