Voto pelo fortalecimento da representação dos trabalhadores na Fasern
03 de outubro de 2014 | Autor: Direção do SINTERN
Fonte: Direção do SINTERN

 

 

Na quinta-feira, dia 16 de outubro de 2014, das 7h às 17h, serão realizadas as eleições para a diretoria de seguridade e administração, além dos conselhos deliberativo e fiscal da FASERN. O SINTERN está atento a luta neste processo eleitoral em total apoio a candidata para a diretoria de seguridade e administração, Liane Chacon, bem como a todos os candidatos  do Conselho Deliberativo e Fiscal. Todos poderão votar na FASERN, Sede da COSERN, Neópolis e Escritórios da COSERN no interior do Estado.

O cargo exige entre suas principais competências executar diretrizes para o bom andamento da Fundação, elaborar Planos de ação para ser submetido ao Conselho Deliberativo, obedecendo as diretrizes estatutárias da Entidade. Tamanha responsabilidade, a função exige de seu postulante experiência, qualificação e responsabilidade, atribuições que Liane detém.

 

Perfil da candidata

Liane Chacon, diretora de Seguridade e Administração da FASERN, assistente social, advogada e professora da Pós-graduação de Direito Previdenciário da UnP. Diretora executiva da Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fachadas de Previdência Complementar, responsável pelas coordenações das Comissões Nacionais de Seguridade e Atuária da Abrapp e membro da Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão.

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, Direito Previdenciário, Gestão Estratégica de Empresas e em Administração de Marketing. Tem MBA em Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos e Administração pela Universidade de São Paulo – USP.

Profissional recertificada pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social-ICSS e diplomada como Dirigente destaque da Regional Nordeste, distinção entregue a dirigentes que vêm oferecendo relevante contribuição ao desenvolvimento da Previdência Complementar Brasileira.

Ainda é dirigente do SINTERN na qual tem desempenhado papel relevante na defesa dos direitos e avanço nas conquistas dos eletricitários do estado.

 

 

Ações de gestão

A candidata desenvolveu importantes ações que a credenciam a continuar seu trabalho a frente da FASERN. Entre as quais destacam-se:

- Distribuição do superávit para os assistidos do plano BD no período de agosto de 2011 a julho de 2014;

- Nova distribuição do superávit do plano BD para os assistidos que será iniciado em setembro de 2014;

- Alteração do regulamento do plano CD; Possibilidade de contribuição previdenciária de 100% para todos os participantes; idade do pecúlio passou para 60 anos, congelamento da Unidade Salarial da Fasern por um período de dois anos;

- Revisão do Código de ética e Conduta da Fasern;

- Sistema de Gestão da Qualidade recertificado;

- Elaboração do manual de governança;

- Implantação da área de Comunicação da Fundação.

 

Compromissos

Para o próximo mandato, Liane tem entre seus compromissos de campanha:

- Melhorar a cobertura previdenciária do plano CD, através da alteração do seu Regulamento;

- Realizar campanhas nas patrocinadoras sobre a importância da previdência complementar para o futuro do empregado. Enfatizando a importância do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Fasern;

- Melhorar, na medida do possível, a carteira de empréstimos aos participantes e assistidos, de acordo com o patrimônio de cada plano;

- Como dirigente da Abrapp vem discutindo a possibilidade de oferecer um produto similar ao VGBL (Vida Gerada de Benefício Livre), no qual a atribuição incida não sobre o valor acumulado, mas sobre a rentabilidade;

- Unificação das regras do mercado de previdência aberta e fechada;

- Propor modificação tributária para tornar o plano mais atrativo. Com isso, será possívelao participante aderir ao plano e permanecer na tabela regressiva do Imposto da Renda ao longo de todo o período de acumulação de reserva para optar pela tabela progressiva, caso considere vantajoso, apenas no momento em que se aposentar (exige mudança na lei).

 

Conselho Deliberativo

São candidatos para o Conselho Deliberativo da Fasern os trabalhadores ativos Francisco de Assis Formiga tendo como seu suplente Antônio Romualdo de Araújo. O outro titular é Ronaldo Fernandes de Oliveira que tem como suplente Magni Amâncio Pinheiro. Para representante dos Assisitidos no Conselho temos Aristofanes Amador Silva tendo como suplente Maria das Graças Tavares.

Compete ao Conselho Deliberativo, dentre outras atribuições, fixar os objetivos e políticas previdenciárias da Fundação; Deliberar sobre o orçamento anual, Previsão Plurianual de Benefícios Previdenciários; Elaborar Planos de Benefícios Previdenciários, baseado em estudos atuariais; Estabelecer diretrizes e normas de organização, operação e administração e aprovar Relatório Anual de prestação de contas, depois de apreciado pelo Conselho Fiscal.

 

Conselho Fiscal

Apresenta-se como candidato titular para o Conselho Fiscal da Fasern pelos ativos Robson Cláudio do Nascimento tendo como seu suplente Ocivan Damaceno Barbosa. Por sua vez os  assistidos tem como titular Manoel Barbosa Neto e seu suplente Cláudio José Amador da Silva.

Compete a este Conselho a fiscalização econômico-financeiro da Fundação. Ainda tem entre as atribuições analisar e emitir parecer sobre as operações contábil-financeiras; Fiscalizar os atos administrativos da Fasern e examinar e emitir parecer sobre os negócios da Fundação baseado em balancetes.

 

Como votar

Lembramos ainda que serão confeccionadas dois modelos de cédulas eleitorais. Uma destinada para os participantes da Fasern e a outra para os seus assistidos. Para o cargo de diretora de Seguridade e Administração todos poderão votar.

Para o Conselho Deliberativo, os participantes e os assistidos poderão votar em dois membros  e seus respectivos suplentes.

Para o Conselho fiscal, os participantes e assistidos poderão votar em um membro seu respectivo suplente. Portanto, quando da votação todos os quadrados da Chapa devem ser preenchidos.