Intersindical inicia preparação da campanha salarial
09 de maio de 2015 | Autor: Intersindical Neoenergia
Fonte: Intersindical Neoenergia

Com o objetivo de organizar a Campanha Salarial 2015/2016 dos trabalhadores do Grupo Neoenergia, os representantes da Intersindical realizaram em Natal/ RN, nos 29 e 30 de abril de 2015, o seminário envolvendo dirigentes do Sindurb/PE, do Sinergia/BA e o anfitrião Sintern/RN, bem como da FNU e o Dieese.

Na abertura do evento, o coordenador da Intersindical Neoenergia e presidente do Sintern/RN, José Fernandes, saudou os presentes destacando a importância do que o evento entrou no calendário de luta da categoria. “Este evento representa a forma organizada e coesa que tem dado o tom da Intersindical. Isso resultou em conquista para os trabalhadores” destacou José Fernandes convocando aos presentes “vamos construir uma campanha forte e, sobretudo, organizada”. No primeiro dia do evento, o presidente da FNU, Arilson Wünsch, falou sobre os desafios que surgem para a classe trabalhadora neste ano, em especial para os urbanitários, que têm como meta prioritária tentar barrar o PL 4330.

Segundo Arilson, os trabalhadores do ramo urbanitário são um dos mais afetados com este projeto nefasto. Durante as discussões, foi abordado que além dos prejuízos pela precarização das atividades e a perda de diretos históricos, a PL 4330 atinge os fundos de pensão, que não terão patrocínio de empresas terceirizadas. Os debates seguiram com as lideranças realizando uma ampla análise da conjuntura nacional. Os desafios para a classe trabalhadora são enormes e serão contrapostas com união, capacidade de mobilização, formação de base continuada, comunicação alternativa atuante junto as mais diversas categorias.

A programação ainda compreendeu uma apresentação da diretora da Fasern, Liane Chacon, sobre a Previdência Complementar. “Os trabalhadores devem além dos benefícios econômicos priorizar, também, as conquistas que resultem em fortalecimento das suas fundações. São elas que garantem o nosso futuro com mais tranquilidade”.

A atividade serviu para realizar uma análise técnica sobre o comportamento das tarifas de energia no Brasil e o resultado das campanhas salariais do ano passado e as em andamento pelo país. Os dados foram apresentados pelos técnicos do Dieese, Gustavo Teixeira e Melquisedec Moreira.

As atividades seguiram no dia 30 com a apresentação da palestra proferida pelo secretário Social Jeová Moreira com abordagem voltada para as recentes alterações nas regras da Aposentadoria Especial, Fator Previdenciário, Periculosidade e as MP’S 664 e 665 e suas consequências para os trabalhadores.