Intersindical Neoenergia realiza seminário em Natal/RN
13 de maio de 2015 | Autor: Direção do SINTERN

A Intersindical Neonergia realizou em Natal/RN, nos dias 29 e 30 de abril, Seminário envolvendo os dirigentes do Sindurb/PE, do Sinergia/BA e o anfitrião Sintern/RN, bem como da FNU e o Dieese. O evento teve como objetivo organizar a Campanha Salarial Unificada 2015/2016 dos trabalhadores do Grupo Neoenergia.

Entre os presentes do Seminário também estavam como convidados palestrantes: o presidente da FNU, Arilson Wünsch; o secretário Social da FNU, Jeová Moreira, diretora da Fasern, Liane Chacon, e os técnicos do Dieese, Gustavo Teixeira e Melquisedec Moreira. O evento preparatório das lutas da categoria também serviu de reflexão sobre os desafios da Classe Trabalhadora, tais como barrar o Projeto de Lei 4330 da terceirização sem limites em tramitação no congresso Nacional.

Para as lideranças sindicais será necessária a união, capacidade de mobilização, formação de base continuada, comunicação alternativa atuante para fazer frente a estes enormes desafios.

A programação compreendeu apresentação sobre a Previdência Complementar, análise técnica sobre o comportamento das tarifas de energia no Brasil e o resultado das campanhas salariais do ano passado e as em andamento pelo país. As atividades ainda envolveram debates sobre as recentes alterações nas regras da Aposentadoria Especial, Fator Previdenciário, Periculosidade e as MP’S 664 e 665 e suas consequências para os trabalhadores.

Ao final do evento, os representantes sindicais elaboraram um cronograma de luta que consta entre as atividades realização de pesquisa, elaboração da pauta unificada, realização de assembleias e entrega da pauta Unificada para início das negociações. As ações serão realizadas de forma conjunta e simultânea pelos três sindicatos.