Trabalhadores da B&Q conquistam avanços em Acordo Coletivo
13 de maio de 2015 | Autor: Direção do SINTERN

Os trabalhadores da B&Q conquistaram, após uma greve de oito dias, avanços nos salários e benefícios no Acordo Coletivo. Os trabalhadores mostraram que com união e determinação são capazes de fazer valer seus pleitos.

As negociações do Acordo Coletivo se arrastaram em grande parte pela intransigência patronal. Não sensíveis as reivindicações dos trabalhadores, a empresa negava os pleitos sem oferecer uma contraproposta digna aos seus empregados.

Estabelecido o impasse, não restou alternativa aos trabalhadores que não fosse deflagrar o movimento grevista. A mobilização histórica rendeu resultados esperados. Pressionados, os patrões voltaram para a mesa de negociação.

Além de garantir direitos, os trabalhadores avançaram na conquista de melhores condições salariais. Confira:

- Piso do eletricista: R$ 858,00 passou para R$ 955,00. Aumento de  11,31%;

- Piso para leiturista: R$ 778,19 passou para R$ 850,00. Reajuste de 9,23%;

- Plano de Saúde: aumento da participação da empresa em 5%. Hoje os trabalhadores contribuem com 45%;

- Vale Alimentação: passou a ser um valor fixo de R$ 300,00. Aumento de 15,38% em relação ao modelo anterior com pagamento por dia trabalhado;

- Piso Salarial: saiu de R$ 788,00 para R$ 820,00 conferindo um reajuste de 5,4% em relação ao piso de outubro de 2014;

- Garantia da Data Base para 1º de novembro de cada ano;

- Retroativo pago em duas parcelas nos meses de junho e julho de 2015;

- Produtividade: modelo mais atrativo e mais inovador ao estabelecer um sistema que proporciona ao trabalhador um valor mais significativo e com possibilidade de atingir as metas com maior motivação;

- Locação: Reajuste em 3,5% com garantia de repasse de aumento de combustíveis.

- Gratificação para o Leiturista na função de repasse: R$ 140,00;

- Gratificação de função: o trabalhador que dirigir veículo da Empresa receberá R$ 100,00 por exercer a dupla função;

- Feriado no Dia do Eletricitário: no dia 24/06 de cada ano.

- Delegado Sindical: estabilidade a um representante dos trabalhadores e seu respectivo suplente.