20º CONGRESSO DA FNU E 1º CONGRESSO DA CNU COMEÇOU NESTA SEGUNDA, DIA 10
11 de agosto de 2015 | Autor: FNU
Fonte: FNU

Começou nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, em Florianópolis, o 20º Congresso da FNU e o 1º Congresso da Confederação Nacional dos Urbanitários, um momento histórico para os trabalhadores do ramo da energia, saneamento, meio ambiente e gás natural, que sempre sonharam em criar uma entidade superior que fortaleça e organize ainda mais a luta dos Urbanitários em todo país.

A abertura contou com a presença de centenas de delegados e convidados especiais, entre eles representantes dos movimentos sociais do MAB, do MST, da luta da Mulheres, na figura da ativista e pesquisadora, Raquel Moreno, da CUT-SC, Ana Rodrigues, Jocélio Drummond, da ISP, e o presidente da CUT nacional, Vagner Freitas.

Nos discursos foi colocado a importância de se fazer o enfrentamento contra o movimento conservador que tem se colocado contra o campo progressista. Defendendo que nenhum direito seja retirado da classe trabalhadora.

Segundo Mario José Cunha, Dirigente do MST, a atual conjuntura  foi gerada também por erros da esquerda, que mesmo chegando ao poder não fez as mudanças estruturais na sociedade que poderiam fazer a diferença neste momento.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, a direita tem na verdade preconceito de classe com os trabalhadores, eles não querem disputar o poder. Tem ódio dos acertos do Governo do PT. A CUT e demais entidades vão à luta, para barrar toda tentativa de golpe. Mesmo que seja na marra.  No dia 20 será realizada um ato contra a retirada de direitos, pela reforma política e em defesa da democracia.

O presidente da FNU, Arilson Wunsch, disse que os trabalhadores vão realizar um sonho que é a construção da CNU.  Outro passo importante segundo ele, é a formulação de uma estratégia contra as privatizações das empresas de energia e de saneamento via FGTS.   Arilson conclamou a todos a se empenhar em construir uma Confederação Nacional dos Urbanitários forte e atuante.