TRABALHADORES CONQUISTARAM COM UNIDADE E MOBILIZAÇÃO UMA PROPOSTA DECENTE DE ACT
08 de setembro de 2015 | Autor: CNE
Fonte: CNE

A conquista do ACT 2015-2016 dos trabalhadores do Sistema Eletrobras mostrou mais uma vez que esta categoria tem a maturidade necessária para saber avançar na hora certa, sem falsos radicalismos e bravatas, que infelizmente ainda permeiam certos setores do movimento sindical. A todo o momento foi possível constatar a disposição de luta. As paralisações feitas no dia 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, mobilizaram os trabalhadores em todas as empresas do Sistema Eletrobras.

Conseguir uma proposta do TST, muito superior a colocada nas três rodadas de negociação com a direção da Holding, representou uma grande vitória para o CNE e todos os trabalhadores do Sistema. Pois, o Tribunal reconheceu que os eletricitários têm uma responsabilidade imensa com o presente e o futuro dessa nação. Que a energia que move esse país se dá graças também ao esforço de cada trabalhador da Eletrobras.

Essa campanha deve servir de lição para a direção da Eletrobras e o Governo Dilma, para que ambos revejam seus critérios de representação e métodos. Pois, encerrar uma negociação com apenas três rodadas e judicializar o processo, mostra um total descaso com os rumos da Holding e com os seus trabalhadores. O CNE ao contrário, sempre apostou no diálogo e no debate, pois entende que é desta forma que é possível se construir saídas e alternativas para os piores impasses.

O CNE parabeniza cada trabalhador (a) que lutou e se mobilizou para a conquista desse acordo coletivo.

Cronograma de pagamento

Conforme acordo feito no TST, as diferenças retroativas a maio, de salários e de benefícios, serão pagas até o mês de outubro. Os dois tíquetes. Suplementares serão pagos em outubro e novembro.

PROPOSTA DO TST

REAJUSTE 8,17% MAIO