SINTERN apoia Outubro Rosa 2015
05 de outubro de 2015 | Autor: Assessoria de Comunicação do SINTERN
Fonte: Assessoria de Comunicação do SINTERN

Preocupado com a saúde das mulheres potiguares, a direção do SINTERN apoia mais uma vez na campanha Outubro Rosa – iniciativa que orienta as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no diagnóstico do câncer de mama é o acesso à mamografia - exame de imagem que auxilia na identificação da doença. Diante disso e por ocasião do Outubro Rosa, o Grupo Reviver promove um mutirão para realização de mamografias com sua unidade móvel em diversos pontos da capital potiguar.

O atendimento será de livre demanda. É importante destacar os seguintes critérios: mulheres de 40 a 49 anos devem portar documento de identificação com foto, cartão SUS e requisição médica e mulheres de 50 a 69 anos devem levar documento de identificação com foto e cartão SUS. O mutirão acontece em parceria com a Liga Norte Rio-Grandense contra o Câncer, Assembléia Legislativa do RN - através da Assembléia Cidadã  e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

O Grupo Reviver, instituição sem fins lucrativos, surgiu em outubro de 2012, com o objetivo de auxiliar na prevenção do câncer em mulheres com baixo nível de informações sobre a doença e acesso restrito à saúde pública. Atualmente, o grupo conta com o apoio de 320 contribuintes e leva, além da estrutura necessária, conforto, carinho e amor para quem enfrenta a doença.

Confira o calendário do mutirão de mamografias:

Horário: 7h30 às 17h

Dias 01 e 02 – Estacionamento da Assembleia Legislativa do RN

Dias 05 a 09 – Policlínica Municipal Zona Norte

Dias 12 a 16 – Unidade de Saúde de Nordelândia - Lagoa Azul, Zona Norte

Dias 19 a 23 – Policlínica da Cidade da Esperança

Dias 26 a 29 – Policlínica Zeca Passos na Ribeira

 

Sobre o Outubro Rosa

É um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Em 1997, entidades das cidades deYuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.1 Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países.