Segunda rodada de negociação sem avanços
13 de outubro de 2015 | Autor: Direção do SINTERN

A representação patronal apresentou na segunda rodada de negociações, no dia 13 de outubro de 2015, a contraproposta ao Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 dos trabalhadores da COSERN. A proposta da Empresa se limita apenas a manter as cláusulas já existentes no Acordo Coletivo sem alterações o que demonstra falta de comprometimento em responder as demandas da categoria.

Nesta “velocidade” que a Empresa tenta empreender aos debates, as negociações vão se estender até o final do ano. Isso frustra a categoria e causa um desgaste desnecessário aos trabalhadores.

Após a 2ª rodada de negociação, a diretoria do SINTERN avaliou que a bancada patronal não veio com disposição de negociar com objetivo de atender o pleito dos trabalhadores. De comum acordo entre ambas as partes, a Empresa concordou em repassar as cláusulas das reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016.

Não houve proposta para as cláusulas que estão em dissídio coletivo. Muito menos para as cláusulas novas da pauta.

Pouco muito pouco para quem pode muito mais. A COSERN tem plenas condições de atender os anseios dos trabalhadores, principalmente nas cláusulas mais relevantes da pauta de reivindicações, pois os cosernianos são os responsáveis diretos pela rentabilidade exorbitante obtida pela Empresa. A Companhia não tem vontade de negociar para resolver as demandas dos trabalhadores mesmo nas questões que não acarretam implicações financeiras.

Os trabalhadores esperam que na próxima rodada de negociação agendada para quinta-feira, dia 15 de outubro de 2015, a COSERN possa apresentar uma proposta que realmente atenda o pleito dos trabalhadores. A categoria deve manter-se mobilizada para as convocações de luta sindicais.

Cronograma de negociação

15/10 - Quinta-feira, às 8h, no Hotel Goldem Tulip;

20 /10 - Terça-feira, Entrega da Pauta Unificada no RJ;

27/10 – terça-feira, às 8h, no Hotel Goldem Tulip;

29/10 – quinta-feira, às 8h, no Hotel Goldem Tulip.