SINTERN realiza seminário preparativo para a Campanha Salarial 2016/2017
13 de setembro de 2016 | Autor: Direção do SINTERN

A direção do SINTERN realizou de 18 a 20 de agosto de 2016, no Hotel Monza Palace, o Seminário preparativo para a Campanha Salarial 2016/2017. O evento foi uma oportunidade para os diretores do Sindicato adquirem noções básicas sobre técnicas de negociação, avaliar a conjuntura econômica e encaminhar sugestões para compor a pauta de negociações.

No primeiro dia do Seminário foi realizada integração com os participantes e palestra proferida pelo Presidente do SINTERN, José Fernandes, sobre o Perfil do Dirigente Sindical. Em seguida, o supervisor técnico do DIEESE/RN, Renato Silva, apresentou a análise de conjuntura econômica e a análise dos resultados da campanha salarial do setor elétrico em 2015 e 2016.

Ao final do primeiro dia de Seminário e no início do segundo foi realizada pelo diretor do SINTERN. Paulo Barateiro, a análise da pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017. Foi o momento de elaborar a pré-pauta que será apresentada aos trabalhadores para aprovação nas assembleias. A categoria deve contribuir neste processo enviando antecipadamente suas sugestões para o Sindicato ou mesmo as encaminhando durante as assembleias.

Em seguida a diretora do SINTERN, Liane Chacon, apresentou uma análise sobre a conjuntura da previdência complementar, bem como dos planos de seguridade social que os trabalhadores dispõem junto a FASERN.

Por sua vez, no terceiro e ultimo dia do evento, a diretor do SINTERN, Pedro Damásio, apresentou aos trabalhadores a pesquisa sindical realizada na categoria. A pesquisa, entre outros aspectos, serviu para subsidiar a Pauta de Negociação 2016/2017.

O evento foi coordenado e apresentado pelo diretor Pedro Damásio que, no ultimo dia, solicitou uma avaliação do Seminário. Tendo os presentes avaliado como excelente.

Os diretores do SINTERN presente ao evento estão de parabéns pela participação e contribuição.