Dieese faz análise de conjuntura política e econômica durante o Encontro
21 de janeiro de 2017 | Autor: Intersindical Neoenergia
Fonte: Intersindical Neoenergia

A Intersindical convidou Técnico do DIEESE da Subseção da FNU, Gustavo Teixeira, para apresentar uma análise da conjuntura política e econômica do país. A apresentação mostrou os principais indicadores econômicos de 2016 e as perspectivas para 2017.

A crise instalada impactou de forma negativa as negociações das campanhas salariais nas mais diversas categorias do país no decorrer do ano passado. A projeção para este ano dos ganhos da classe trabalhadora não será muito diferente dos que foram apresentados em 2016.

Pelo cenário apresentado em relação as negociações das mais diversas categorias no segundo semestre, a negociação do Acordo Coletivo dos trabalhadores do Grupo Neoenegia para dois anos foi considerado bom. A constatação foi baseada na manutenção e ampliação dos benefícios da categoria, tais como a reposição das perdas inflacionárias, abono e plano de saúde.

No que se refere a conjuntura do setor elétrico, foi feita a analise da retomada das privatizações do Sistema Eletrobrás pelo Governo Temer. Ainda foi avaliada o impacto na economia das aquisições dos chineses no setor elétrico no que se refere a geração, transmissão e distribuição de energia.