PRESSÃO DA INTERSINDICAL REVERTEU POSICIONAMENTO DA NEOENERGIA
29 de março de 2017 | Autor: Intersindical Neoenergia
Fonte: Intersindical Neoenergia

Foi realizada na quarta-feira, dia 29 de abril, no Rio de Janeiro, uma importante reunião entre a Intersindical Neoenergia e a Direção da Holding para discutir a PLR 2016. Participaram do encontro José Fernandes (SINTERN), Pedro Damásio (SINTERN) Pompeu Henrique (SINDURB-PE), Josenildo Rodrigues (SINDURB-PE), José Paixão (SINERGIA-BA), Paulo de Tarso (CNU) e Renan Costa (Assessor de Comunicação da FNU).

Após intensos debates entre idas e vindas à mesa de negociação, onde os prepostos da Neoenergia se negavam a assumir qualquer previsão para o pagamento da PLR, alegando falta de caixa, os representantes sindicais rechaçaram com veemência a fragilidade dos argumentos da empresa, e buscaram radicalizar o discurso, lembrando que era possível encontrar uma saída para o impasse, pois os trabalhadores não são culpados pelo mau planejamento da Holding. A Intersindical ainda deixou claro na mesa que caso não houvesse um consenso à categoria estaria disposta ir à luta em busca dos seus direitos.

Após a pressão dos dirigentes sindicais, a Diretora de Gestão de Pessoas, Eunice Rios, assumiu o compromisso que a empresa pagará no dia 07 de abril um valor de R$ 1.500,00 para todos os trabalhadores, como forma de adiantamento, relativo ao montante total da PLR 2016.Os empregados que não trabalharam os 12 meses no ano receberão um valor proporcional, conforme os ACT’s das empresas.

Essa condição assumida pela diretora da Neoenergia, após a intervenção da Intersindical, vai proporcionar que os trabalhadores tenham maior tranquilidade para passar o feriado da semana santa, já que é uma data simbólica, fazendo parte de uma tradição cristã dos trabalhadores e seus familiares.

Mesmo diante da alternativa encontrada para resolver provisoriamente o impasse, muito ainda precisa ser discutido, pois ainda não foram apresentados pela Neoenergia os números relativos aos objetivos e metas de cada Empresa, o que já deveria ter acontecido. “Os trabalhadores exigem uma definição final da data do pagamento da PLR”, afirmou o Coordenador da Intersindical, José Fernandes.

Na mesa de negociação foi lembrado pela Intersindical que os trabalhadores fizeram sua parte, atingindo as metas estabelecidas pela empresa, e, portanto, precisam ter seus direitos respeitados.


DIA 12 ABRIL REUNIÃO DO CONSELHO DA NEOENERGIA

No dia 12 de abril acontecerá reunião do Conselho da Neoenergia para aprovar o resultado da auditoria realizada nos objetivos e metas, relativos à PLR de 2016 das três Empresas. A Intersindical vai acompanhar os desdobramentos desse encontro, para cobrar o pagamento imediato da PLR para todos os trabalhadores.

É preciso que os acionistas entendam que uma gestão que se diz moderna precisa valorizar seu quadro de empregados, pois são eles que estão no dia a dia fazendo com que a Neoenergia se consolide como um dos maiores grupo empresarial do país.


DIA 19 DE ABRIL REUNIÃO COM A INTERSINDICAL

A Intersindical Neoenergia se reunirá no dia 19 de abril, em Salvador, com a direção da Holding, e neste encontro a diretora se comprometeu a apresentar os números finais da PLR 2016, inclusive com a definição da data de pagamento ainda no mês de abril, fazendo cumprir desta forma a legislação vigente.

Embora o foco central da reunião do dia 29 de março tenha sido a cobrança para o pagamento da PLR 2016 na primeira semana de abril, os representantes sindicais aproveitaram a oportunidade e cobraram a definição dos objetivos de 2017, pois não é concebível que um grupo tão pujante como a Neoenergia não tenha condições de
definir seus objetivos no inicio de cada ano. Este fato gera um descrédito no processo por parte dos trabalhadores.


AGENDA

31 DE MARÇO- Assembleia para avaliação da reunião do dia 29 de março.

07 ABRIL- Antecipação de R$ 1.500,00 para todos os trabalhadores das empresas CELPE, COELBA e COSERN.

DIA 12 DE ABRIL- Reunião do Conselho da Neonergia para aprovação dos objetivos e metas já auditados de 2016.

DIA 19 DE ABRIL- Reunião da Intersindical x Neoenergia para apresentação final dos números finais e definição da data para pagamento ainda no
mês de abril.


ASSEMBLEIAS DOS TRABALHADORES DAS EMPRESAS
CELPE, COELBA E COSERN, NESTA SEXTA-FEIRA, 31 DE
MARÇO ÀS 8 HORAS.