#DiaDaConscienciaNegra
20 de novembro de 2017 | Autor: Assessoria de Comunicação do SINTERN
Fonte: Assessoria de Comunicação do SINTERN

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

No dia 20 de novembro foi comemorado o Dia Da Consciência Negra. A data foi escolhida, pois foi nesse dia que o conhecido Zumbi dos Palmares faleceu. O Dia Nacional Da Consciência Negra foi instituído pela lei de número 12.519 em 10 de novembro de 2011.

 

Zumbi foi o último dos lideres do Quilombo Dos Palmares, o maior de todos os Quilombos no período colonial. Zumbi foi morto em 1965 por alguns bandeirantes que eram liderados por Domingos Jorge Velho.

 

Desde então, a imagem de Zumbi passou a ser um símbolo de luta e resistência  para os negros escravizados no Brasil. A data serve para refletir sobre os direitos e deveres de todos os homens, além de deixar evidente que todas as pessoas são dignas de respeito e igualdade independentemente da sua cor.

 

Algumas entidades,  como o conhecido Movimento Negro,  ministram palestras visando conscientizar, principalmente as crianças negras, para evitar desde cedo um auto-preconceito.  Muitas crianças já se sentem inferiores por terem nascido de uma cor diferente  a de uma boa parcela da população.

 

O Movimento Negro faz o papel que muitos cidadãos deveriam fazer com as crianças negras, que é fazer com que a elas se sintam especiais e não se sintam diferentes de outras crianças pelo fato da sua cor ser diferente. Se inserido desde cedo na vida das crianças, esse trabalho de conscientização feito pelo movimento Negro, pode prevenir a situação atual que vemos algumas vezes,  de crianças frustradas com sua cor. Isso pode e deve mudar, gerando  adultos mais seguros e sem frustrações por conta do racismo.

 

A sociedade  infelizmente ainda vive o racismo, uma forma de percebermos isso seria nos brinquedos infantis. Raramente existem bonecas negras. As crianças devem se espelhar e brincar com Barbies loiras e brancas de olhos azuis, mesmo  que essa realidade sejadiferente da sua. Dessa maneira a criança passa achar que o certo é ser loira de olho azul e não negra como é sua realidade!

 

São muitas as mudanças que ainda devem acontecer no Brasil para que ocorra cada vez mais a inserção da sociedade negra em todos os âmbitos, sejam eles econômicos ou sociais. Esperamos que nesse dia 20 de Novembro todos pensem no passado e no sofrimento dos negros e se conscientizem que juntos podemos mudar o país e que todos possam viver em um lugar melhor e sem preconceito!