Presidentes de sindicatos filiados a FNU se reúnem no RJ
30 de novembro de 2017 | Autor: FNU
Fonte: FNU

Os presidentes e dirigentes dos sindicatos filiados estão reunidos com a direção da FNU, no Rio de Janeiro, para debater temas estratégicos para os trabalhadores.  Durante toda esta quarta-feira, dia 29 de novembro, os dirigentes discutiram os seguintes temas: Reforma trabalhista e a questão financeira que dá sustentação as lutas para o ramo urbanitário.

 

A discussão sobre a reforma da previdência foi abordada com grande propriedade pela Supervisora Técnica do DIEESE-RJ, Jéssica Naime, que alertou sobre os impactos diretos para os trabalhadores. “Nunca houve uma mudança tão radical como esta, pois ela altera as relações de trabalho no país. Além disso, essas mudanças que já vinham ocorrendo de forma gradual ao longo dos anos vão contribuir com a famigerada reforma da previdência, através de novas formas de ocupação, como é caso do trabalho intermitente, que vai tirar milhões da proteção do INSS”, alertou ela.

 

Para Jéssica Naime a reforma trabalhista tem quatro eixos principais de ataque: condições de trabalho, organização sindical, negociação coletiva e Justiça do Trabalho.  Segundo ela os impactos serão sentidos, e precisam gerar no meio sindical a necessidade de formulação de novas estratégias de sobrevivência para as entidades, especialmente nesse momento de ataque frontal aos direitos.

 

Após a palestra foram criados grupos de discussão, que puderam fazer o debate interno de cada eixo colocado pela supervisora do DIEESE. Após muita discussão cada representante de grupo fez um relato e apresentou encaminhamentos para serem discutidos na quinta-feira, dia 30, pela manhã.  

 

Diante do fim do imposto sindical a questão financeira da FNU foi debatida amplamente. Foram colocados vários posicionamentos, com a promessa de se criar uma comissão para se buscar as alternativas para dar a continuidade à luta dos trabalhadores urbanitários.   

   

O encontro dos presidentes termina na sexta-feira, dia 01 de dezembro.