A história de luta das mulheres
05 de março de 2010 | Autor: CUT/RN
Fonte: CUT/RN

A história de luta das mulheres coincide com a história da opressão dessas mesmas mulheres. Porém, poucos são os registros dessa luta  na pois a história oficial sempre foi escrita pelo homens. Essa luta passa a ter mais visibilidade a partir de 1910 na Conferência de Mulheres da Segunda Internacional realizada na Dinamarca a socialista, quando Clara Zetkin propôs a criação de um dia luta e solenidade e luta das mulheres trabalhadoras. A partir daí essa data passou a ser comemorada em quase todos os países. Somente em 1975 a ONU reconhece o 08 de março como Dia Internacional da Mulher.


Um século se passou e hoje o 08 de março é uma data de celebração de afirmação da luta das mulheres por igualdade autonomia e liberdade  construção de um mundo de igualdade e justiça social. Iniciando com o processo de luta e organização das mulheres pelo direito ao voto, a participação política, liberdade, autonomia, direito ao aborto, direitos sexuais e reprodutivos,  condições dignas de trabalho moradia o acesso a terra  e por uma vida sem violência .


Entre tantas um mulheres que contribuíram e contribuem para a transformação do mundo destacamos a potiguar Nísia Floresta no ano de seu bicentenário de nascimento. Uma mulher à frente de seu tempo a educadora poetiza e escritora, pioneira  na luta pela  emancipação das mulheres no Brasil.


Nos organizamos, tomamos as ruas, propusemos políticas, denunciamos, fizemos panelaços e outras ações diretas e tivemos muitas conquistas,  mas ainda estamos longe da sociedade que desejamos e há muito por fazer.


Você é importante nessa longa jornada, venha junto construir um mundo melhor com menos injustiças